Não Por Controle, Orgulho E Respeito

Dr. Michael LaitmanPergunta: Corporações bem conhecidas como a Sony e IBM têm implantado a muito tempo grupos de motivação de diferentes maneiras. A cultura corporativa é construída sob o conceito de “Nós somos um todo”, mas elas estão fazendo tudo isso para lucrar.

Como a nossa organização social integral difere de tais corporações?

Resposta: Eu não gostaria de salientar as diferenças, mas sim chegar a elas com o nosso método integral e convidá-las a usá-lo: “Vamos tentar. Nós vamos mostrar-lhes como a nossa formação e nossos workshops elevam o ânimo das pessoas”.

Elas podem perguntar: “E qual é a diferença entre seus workshops e o que estamos fazendo?”. Afinal de contas, talvez elas tenham muitos métodos diferentes.

A diferença está no fato de que em nossas ações, nós estamos tentando criar uma sensação de um mundo totalmente novo. Nós as elevamos acima de si mesmas num novo estado, mas não de acordo com o princípio de “nós somos um grupo”, como jogadores de futebol, cujas ações são, em geral, a soma direta de seus esforços. Claro, o espírito e o sentimento os ajudam e os faz sentir que são parte de um grande mecanismo e ter o apoio de uma forte organização traz à empresa certos lucros. Aqui, no entanto, nós estamos tentando elevá-las espiritualmente.

O que significa “espiritualmente”? Em primeiro lugar, isso não se trata de sucesso material, nem orgulho, controle ou respeito. Nós estamos tentando elevar as pessoas acima de nossa natureza a fim de não usá-la, mas estar acima dela. Neste caso, o grupo se reúne a fim de subir acima do “eu” egoísta do grupo e sentir que ele está em outro nível de existência.

Isto é conseguido através de um método muito simples. O trabalho do grupo é gerido de acordo com um determinado método: quando eu subo acima dos outros, desço abaixo deles, e me torno igual a eles, eu alcanço a garantia mútua; eu tento construir um relacionamento com os outros acima do meu ego, o que significa que eu não atuo egoisticamente como eles fazem. Nas corporações de hoje, os egoístas, que estão tentando desenvolver o seu próprio ego à custa dos outros, se reúnem com base na concorrência, respeito, inveja, conhecimentos e outras qualidades que só os humanos têm. Eles tentam se estimular lucrando e ficando rico dentro do mesmo ego.

Por outro lado, nós não fazemos isso. Primeiro nós tentamos a subir acima do nosso ego. Nós queremos alcançar o atributo oposto, o atributo de doação, acima do ego. Aqui não são todas as tentativas egoístas que se juntam, como no caso dos membros da IBM e da Sony, mas as tentativas em alcançar o atributo de doação. Este é um método totalmente diferente.

No final, nós obtemos um resultado totalmente diferente, uma criação diferente. Nós damos nascimento à força coletiva de doação, a força do amor, não a força egoísta, mas dela. Isso é exatamente o que chamamos de “atributo de doação”.

Dentro do mesmo atributo de doação nós começamos a sentir o que significa realmente uma sociedade integral, o que é a garantia mútua, o que é a vida fora de nós.

“Fora de nós mesmos” significa fora do ego, acima dele, num novo nível, numa nova dimensão, onde eu meço tudo de acordo com o atributo de doação, de acordo com as novas relações entre nós, onde eu não me levo em conta, mas apenas a nova existência, que é a minha vida. Não sou eu que estou incluído nela, mas é o meu “eu”. Meu corpo existe ao lado dela como um apêndice corporal.

É difícil explicar isso para as pessoas comuns, mas elas serão capazes de entender isso, mesmo depois de uma aula prática.

Comentário: Mas as pessoas não querem apenas se sentir bem, elas também querem ter uma produção mais eficiente.

Resposta: Este será certamente o resultado. A produção não só será efetiva, mas acima da produção eficiente, cada um vai ver novas oportunidades em seu trabalho que não via antes, quando usava sua perspectiva egoísta. Ele vai ver objetivos totalmente diferentes, relações e possíveis soluções; não há dúvida disso.

As ações de uma pessoa se tornarão muito mais produtivas. A pessoa será muito mais sábia, lúcida e astuta. Cada um irá irradiar uma energia superior totalmente diferente, especialmente aqueles que lidam com alta tecnologia e diferentes profissões criativas. E hoje eles são a maioria. Além disso, todas estas formas especiais são necessárias até mesmo para aqueles que lidam com o marketing – o resultado será sentido imediatamente.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 24/05/12

Comente