Na Armadilha Da Experiência Acumulada

Dr. Michael LaitmanComentário: Eu tenho trabalhado com psicoterapia e psicologia por vinte anos e tenho várias experiências diferentes e assim por diante. Na transição para o método da educação integral, eu vejo todas as vantagens que você está falando. Além disso, nós temos aplicado tudo na prática e é bastante óbvio.

Mas como esse é o próximo nível qualitativamente novo, toda a minha experiência de vinte anos não é necessária. Acontece que eu tenho que desistir dela, mas não consigo. É muito difícil para eu fazer isso.

Resposta: Por que você acha que não precisamos de sua experiência?

Afinal, não foi em vão que a humanidade se desenvolveu por centenas de milhões de anos para chegar ao estado atual. Obviamente, ela não poderia ter chegado a ele num impulso.

Eu também vivi a minha vida inteira passando por todos os tipos de estados, buscando disciplinas completamente remotas deste método, busquei, sofri, me desenvolvi, e trabalhei em vários campos. Eu não sei toda a programação: Por que eu cheguei a isso exatamente por esse caminho e não há 30-40 anos, como os meus atuais jovens estudantes? Eu não os invejo, porque em tudo há uma base de causa e efeito para cada um de nós. Mas falar sobre o fato de que o passado poderia ter sido diferente, eu acho que para um psicólogo isso não é adequado.

Comentário: A experiência, tudo é ótimo. Mas tem um outro lado, uma armadilha, onde a pessoa se agarra a esta experiência. Parece que você já passou esses estados e o próximo passo está diante de você e é bonito. Mas você está no limiar e arrasta os pés, porque é assustador dar este passo.

Resposta: Eu concordo com você, e vejo isso em muitas pessoas.

O que podemos dizer daqueles que só agora estão começando e buscando algo muito distante? Eles passaram a vida em satisfações totalmente egoístas e turvas… Nós temos que entender que esta é a forma como fomos criados, que só o desenvolvimento consistente de causa e efeito é que nos leva a perceber a necessidade da próxima fase de desenvolvimento, e é individual para cada um.

Da “Discussão sobre Formação Integral” 25/05/12