A Ciência Moderna À Beira Do Desconhecido

Dr. Michael LaitmanPergunta: Hoje nós já vemos que, a fim de elevar o nível de pesquisa, um cientista tem que mudar; ele vai concordar com isso?

Resposta: Ele terá escolha? Isso se refere não só aos cientistas, mas aos outros profissionais também, como, por exemplo, professores e empresários. Porque de outra forma os empresários não serão capazes de fazer negócios. Hoje eles descobrem de repente que não podem fazê-lo. É por isso que a classe média está desaparecendo, porque as pessoas não sabem como gerir uma empresa e como trabalhar integralmente. Elas ainda não encontraram a razão para a crise.

Hoje os fracos permanecem fracos e não sentem qualquer mudança significativa; os ricos aproveitam todas as oportunidades, mesmo em tempos de crise, para aumentar seus lucros, e a classe média sofre. Mas, no final, as pessoas vão entender que têm que mudar, porque não há simplesmente outra maneira. Ficará claro para elas que é impossível continuar usando os métodos antigos de gestão de negócios.

Hoje os grandes mecanismos comerciais confiáveis deixaram de funcionar. A elite está perdendo o controle e, no fim, isso irá forçar todos a pensar sobre como recuperar o controle das coisas. Então ficará claro: a única maneira de recuperar o controle é mudar para a doação. Só então você irá controlar a situação.

Todos sentirão a necessidade disso, inclusive os cientistas que vão entender isso mais do que os outros — com base em dados científicos. Na verdade, cada campo científico chegou a um beco sem saída, e os cientistas já entendem a necessidade de mudanças radicais. Em pouco tempo eles vão admitir que essas mudanças devem ser feitas internamente.

Assim, eles vão reconhecer o mal, mas não serão capazes de mudar sozinhos para a bondade. Aqui nós temos que introduzir a força de correção para eles.

Além do mais, um cientista será atraído para esta força e vai fazer a coisa certa, se ver a necessidade da abordagem integral. Isto é porque a natureza integral totalmente conectada é revelada a ele. Ele vê que não será capaz de chegar a nenhum resultado, uma vez que encontra Ein Sof (Infinito), o desconhecido. Há uma imagem integral na frente dele e todas as suas partes estão conectadas por interrelações infinitas, e ele não pode explicar tudo isso, ele não pode “digerir” esta plenitude e trabalhar através dela. Ele não pode construir um modelo da imagem geral unificada dentro dele.

Enquanto isso, é impossível obter êxito sem tal modelo interno. Mesmo conhecidos conceitos científicos, como a teoria de Einstein, podem ser profundamente compreendidos por bem poucas pessoas. Então, o que podemos dizer dos fenômenos que estão sendo revelados hoje, que não resultam de nosso mundo e só podem ser compreendidos pela mente integral.

Portanto, os cientistas vão entender que devem mudar sua abordagem, a si mesmos, sua perspectiva. Mas como? A resposta a esta pergunta não vai ser encontrada sem a nossa ajuda. Nós temos que ser os únicos que explicam às pessoas como realizar as mudanças internas.

Pergunta: Mas o nosso método funciona apenas dentro de um grupo e os cientistas são usados para trabalhar e descobrir coisas individualmente. Eles vão concordar com o princípio do trabalho coletivo como meio para a revelação integral?

Resposta: Eles não têm outra escolha. Claro, eles vão concordar com isso. Além disso, os grandes cientistas reconhecem a necessidade de se conectar. Eles sentem isso.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 16/07/12, “Introdução ao Livro do Zohar