Quando Os Problemas Não São Resolvidos Um De Cada Vez

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando uma pessoa começa a ouvir-nos, ela de forma natural começa a perguntar: O que devo fazer?

Resposta: Você tem de receber mais e mais informação acerca do facto de que o bem estar do mundo depende da boa conexão entre as pessoas. E depende totalmente disso. O dinheiro, o seu local de trabalho, a aposentadoria, férias, saúde, ecologia, clima, educação, relações conjugais – e qualquer coisa que você possa imaginar – não podem ser construídos ou corrigidos “diretamente”.

Qual o problema afinal? Se temos uma crise financeira, então imprimiremos mais dinheiro e dá-lo-emos para quem quer que tenhamos de dar. Há um problema com a Líbia? Então coloquemos pressão sobre a Líbia. Isto é tolice, mas não do tipo que possamos rir. É uma tolice muito amarga.

Não interessa que problema seja, hoje é impossível resolvê-lo directamente, muito embora era precisamente assim como agíamos no passado. Quão fácil era tudo: algo acontecia aqui e era corrigido aqui, algo acontecia lá e nós resolvíamo-lo lá. Mas isso já não funciona. Agora isto é impossível.

Acabámos num sistema fechado, e enquanto você conserta uma de suas partes, outra parte quebra-se. Hoje você tem de saber o sistema completo. Hoje você tem de incluí-lo dentro de si, pensar a nível global da forma que ele o faz, e senti-lo globalmente. Esta é única forma de você ter êxito.

Por que é que as reuniões do G7, 8 ou 20 são inúteis? Por que é que sequer um programa de governo para sair da crise funciona? Esta é a razão.

Temos de perceber que a garantia mútua é a solução e a abordagem correcta para qualquer problema.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/7/11