O Fim Do Belo Modelo Da União Europeia

Opinião: (М. Khazin, analista financeiro, mk.ru): “Jean-Claude Trichet, há muito tempo diretor do Banco Central Europeu, solicitou um controle orçamentário mais rigoroso. Ele disse que a União Européia (UE) tinha mostrado “negligência grosseira” por não respeitar o Pacto Europeu de Estabilidade e Crescimento, o qual limita o tamanho do déficit orçamentário. Por quê? As infrações do pacto eram necessárias para manter os benefícios sociais…

Por outro lado, em condições de queda da demanda, o padrão de vida também cairá. Em outras palavras, seu apelo é pura demagogia: ele dá conselhos intencionalmente irreais para “manter as mãos limpas.”. Por que ele estava em silêncio quando os estados e os cidadãos tomavam conscientemente empréstimos ruins? Trichet justifica-se dizendo que não tinha nada a ver com isso: “Eu disse a eles, mas eles não quiseram me ouvir…

A Alemanha é o principal exportador da UE para os EUA e, portanto, pode bancar mais do que o resto dos países da UE. No entanto, com a queda da demanda nos EUA, sua condição vai se deteriorar. A UE criou um belo modelo baseado na demanda crescente dos EUA, que é construída na emissão de dólares, não no euro. Mas agora a “alegria” acabou, enquanto o desejo de salvar o modelo construído na UE permanece. No entanto, isso é impossível…”