Aproximando-se do mundo com a luz

Pergunta: Se eu tentar dirigir o mundo em direção ao objetivo da criação, você poderia dizer que eu dou a garantia para o povo? Existe uma garantia unilateral?

Resposta: Sim, você move as pessoas para a frente. Eles não podem mostrar reciprocidade em troca ainda. No entanto, este é um progresso, e isso é muito importante.

Devemos entender que nossa missão é fazer o mundo avançar, e nosso progresso depende de seus passos. Claro, essa dependência não é direta, mas mover o mundo para a frente requer um esforço sério. Nós não fazemos isso às custas dos nossos esforços internos, no entanto, não seremos capazes de desenvolver internamente sem fazer uma contribuição para o desenvolvimento do mundo integral.

Tudo é organizado na forma de um sistema, o grupo, o mundo, e o Criador tem que ser um único complexo. É por isso que agora precisamos cuidar de todos. Como Baal HaSulam escreveu, o mundo inteiro é uma família e nada pode ser feito. Focalizando em uma faixa estreita, mantendo-se em um nicho, não vamos conseguir o resultado desejado.

 

Por outro lado, em relação a sair para o mundo, temos que ser cautelosos porque podemos perder os nossos princípios e cair em uma abordagem puramente psicológica de “Vamos estar próximos uns dos outros, vamos ser amigos.” Não, não vai funcionar. Como na Rússia ou em kibutzim israelenses (comunidades), será uma ligação desprovida de força interna.

 

A conexão requer a força que nos une, a Luz superior. Você tem que abordar o mundo com materiais do Baal HaSulam, não necessariamente com os textos, mas com estas mensagens, com estes princípios. Gradualmente, pouco a pouco, você tem que explicar às pessoas que isto vem da ciência da Cabalá.

 

O caminho é longo, mas você deve ser claro sobre isso agora. Você tem que estar imerso no método, saturado com ele. Se você não estudar constantemente materiais cabalísticos, se você não absorvê-los, cavando mais e mais, você vai alimentar as pessoas apenas com palavras bonitas, Nova Era ou misticismo. Você, você mesmo, não vai notar como você desliza abaixo.

 

Se uma pessoa não dedicar algumas horas por dia para estudos sérios em um grupo sério, se ela não trabalhar nisto pela manhã e à noite, ela perde seu caminho. Religiões, crenças, tradições místicas, e tudo mais vem disso. Tudo veio da Cabalá.

 

Além disso, o nosso egoísmo, o nosso apelo mundial para concessões, dizendo: “Não custa nada. Adicione um pouco aqui. Mude um pouco lá. Você pode perder alguma coisa, mas você vai chegar às pessoas”. Não, você não vai alcançar as pessoas. Você chegará a elas sem os seus pontos fortes e sem uma força espiritual, já corrompida.

 

Este é um problema muito grande. É por isso que quando um professor sai, bom, grupos fortes perdem sua forma, perdem força e murcham.

[48812]

Da 5 ª parte da Lição Diária de Cabalá de 21/07/2011,”O Arvut ( Garantia Mútua)”

Material relacionado:

O Resultado Da Lição
A Cabalá Para O Mundo