A Economia É Uma Cópia Das Relações Sociais

Dr. Michael LaitmanOpinião: (Bilionário investidor George Soros,Ekathimerini.com): “Nós estamos à beira de um colapso econômico que começa, digamos, na Grécia, mas que pode facilmente se alastrar. O sistema financeiro permanece extremamente vulnerável”. A Europa está em crise, centralizada em torno do Euro, e as autoridades estão somente empenhadas em ganhar tempo, mas o tempo está trabalhando contra elas.

A Europa enfrenta uma escolha: procurar por soluções em nível nacional ou europeu. A sobrevivência do Euro é “vital para todos”. Tem que haver uma solução européia.

No longo prazo, o Euro seria obrigado a fracassar, a menos que uma união política também fosse estabelecida. Enquanto a Zona do Euro tinha um banco central comum, ela falhou em montar um tesouro central e não teve uma política fiscal comum. “O Euro criou divergências, quando era esperado que criasse convergência”, disse ele, comparando os níveis de competitividade na Espanha e na Alemanha.

Meu comentário: O grande financista continua resolvendo problemas usando os velhos métodos, mas eles não funcionam mais. Nada pode se construído sem a mudança das relações sociais; ajustes não vão funcionar.

Por alguma razão, os financistas não vêem as pessoas por traz dos papéis, não entendem que a economia é a cópia das relações sociais e que uma crise econômica irrompe especificamente porque elas precisam mudar. Desta forma, a crise financeira pode ser resolvida somente com mudanças sociais.

Comente