O Vaso Do Conhecimento

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Paz”: O profeta condiciona a paz mundial  com o preenchimento do mundo inteiro com o conhecimento de Deus.

Assim, a solução para os problemas mundiais é o “conhecimento do Criador”. Enquanto o mundo inteiro, do menor ao maior, de acordo com seus desejos plenamente revelados, não for preenchido com o conhecimento do Criador, ele não chegará à perfeição, paz e contentamento. Até então, sempre haverá forças que agitam, sacodem o mundo e o empurram para ser preenchido com o conhecimento do Criador, um estado onde o Criador preenche a Sua criação.

Nossos olhos podem ver como os pobres doentes se contorcem em dores terríveis e insuportáveis, e como a humanidade já se lançou para a extrema direita, como na Alemanha, ou para a extrema esquerda, como na Rússia. Mas eles não só não facilitaram a sua situação, como agravaram a doença e a agonia, e as vozes se levantaram para o céu, como todos sabemos.

O que a nossa mente sugere não vai ajudar neste momento, uma vez que sempre nos desviamos para a direita ou esquerda. Às vezes, nós nos mantemos na linha média, mas normalmente apenas enquanto nos deslocamos de um extremo ao outro. Consequentemente, acabamos num problema atrás do outro, e não há maneira de sair até que conheçamos o Criador.

O “conhecimento do Criador” aponta para a correção de nossos desejos, de modo que eles estejam aptos a se tornar o vaso para o conhecimento (Daat), ou seja, tornem-se preenchidos com a Luz de Hassadim (Misericórdia), com a iluminação de Hochma (Sabedoria), como as Sefirot Hochma (“sabedoria”), Bina (“compreensão”), e Daat (“conhecimento”), HBD.

Pergunta: Como o mundo será preenchido com o conhecimento do Criador?

Resposta: As pessoas vão começar a aprender a doar a todos, enquanto vivem com todos em um sistema global, integral e análogo, onde nos submetemos uns aos outros, estamos ligados e integrados, onde a doação mútua e até mesmo o amor governam.

Até que nos unamos a esse tipo de sistema, onde todo mundo sente um desejo coletivo por todos e se esforça para satisfazer e serví-lo, como uma célula do corpo, não chegaremos à perfeição. Até então, os infortúnios continuarão crescendo e nos empurrando para essa perfeição.

Isto é o que chamamos de “conhecimento do Criador”: cada um de nós torna-se um vaso de conhecimento. Zeir Anpin e Nukva ascendem à Hochma e Bina e recebem deles o preenchimento, de acordo com o desejo que eles elevaram. Assim, eles são considerados como “o vaso do conhecimento”. Eles alcançam o nível de “maioridade” (adulto) e, juntamente com o Partzuf paternal de Aba ve Ima, transformam-se em HBD.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 30/05/11, “A Paz”

Comente