Limitações Sistemáticas

Dr. Michael LaitmanPergunta: Suponha que eu queira comprar um carro de luxo que é duas vezes mais caro que um carro normal. Como estou fazendo algo de ruim para outras pessoas com isso?

Resposta: Nós estamos todos em um sistema global, integral e limitado da natureza, que está interconectado em uma “esfera” única da qual você não pode fugir. Você é obrigado a estar nessa esfera, conectado com os outros de forma muita precisa. Não há mais nada além disso.

Portanto, quando você compra um carro que é duas vezes mais caro, você se torna uma célula cancerosa, porque, nesse caso, você não está comprando-o para levar uma vida normal e servir aos outros, mas para “roubar outra mordida”. Quanto mais você “consume” além do necessário, mais você se torna um tumor maligno.

O organismo comum é construído de forma ideal: Cada um deve receber as necessidades vitais, e em todos os outros aspectos pensar apenas nos outros. O Criador criou o desejo e sua realização. Então, por que de repente você pega mais do que lhe é devido?

Todos os desejos estão unidos em um só. A Luz os preenche e lhes dá vida na forma simples. Mas, de repente você está “puxando o cobertor para o seu lado”, querendo mais. Como resultado, seu excesso certamente virá à custa de outra pessoa.

Hoje,nós estamos vendo isso de forma clara: um bilhão de pessoas estão à beira da fome, e, entretanto, os recursos da Terra estão chegando ao fim. Em breve iremos acabar com eles e ficaremos sem nada.

Nós estamos chegando ao final com toda a nossa produção consumista. E o que vai acontecer a seguir?

Portanto, se você quiser alcançar a vida dentro dos limites da necessidade vital contra a sua vontade, é o que vai acontecer. Tudo é finito, limitado, e se esgota. Tudo tem um fim, e está chegando perto.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/06/11, “Matan Torá (A Entrega da Torá)”