O Muro À Sua Frente É O Seu Próximo Nível Espiritual

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se as pessoas concordam que todos os problemas estão enraizados em nosso egoísmo, por que então não podemos simplesmente concordar em compartilhar tudo com os outros e decidir que tudo é coletivo?

Resposta: Se nós afirmarmos que tudo é nosso e o dividirmos entre nós, isso não resolverá nada. Nós não tornaremos o mundo melhor, mas sim voltaremos à “justa” distribuição socialista de mercadorias. Isso não pode corrigir o mundo, porque o mundo inteiro só existe para revelarmos o Criador.

Sem levar isso em conta, você se isola da fonte que pode mudar a pessoa. A menos que você estude a sabedoria da Cabalá, mesmo no nível mais inferior, você não terá qualquer poder para mudar a natureza humana. Como resultado, você acabará em uma crise ainda maior, se não hoje, amanhã.

Nós precisamos injetar uma dose de sabedoria Cabalística autêntica em todas as pessoas, para que elas obtenham a força que as afeta e transforma. Caso contrário, nós simplesmente começaremos a brincar de construir uma sociedade nova.

No entanto, será que o mundo existe apenas para que possamos construir uma vida material confortável? Nós devemos explicar a todos que esta não é a finalidade para a qual o mundo foi criado. O programa da criação é levar a todos, toda a sociedade humana, a um outro nível de existência (doação absoluta e mútua), a fim de revelar a força da doação total entre nós. Esta força é considerada como o Criador, a Natureza Superior.

No entanto, a fim de mudar a nossa natureza para o nível que devemos alcançar, nós precisamos receber uma infusão desse nível, de modo que a Luz que Corrige nos afete. Caso contrário, como podemos saltar para esse nível?

No momento, eu estou no nível inferior, entre o primeiro e o segundo nível, e percebo como o nível mais elevado está crescendo à minha frente como um muro. No entanto, ele não é um muro; é apenas uma subida para o próximo nível. É justo que esta etapa seja tão elevada que pareça um muro para mim.

Como eu faço para pular sobre ele? A Cabalá me diz: “Você pode fazer isso, basta tirar a força da Luz para você”. Entretanto, nós não podemos fazer isso sozinhos, nem eu, nem ele e nem você. Somente se nos unirmos, todos juntos. Uma pessoa estudará mais e outra menos. Uma parte estará realizando ações e outra intenções. Todos estarão fazendo apenas o que lhe convém ou o seu melhor.

Nem todas as pessoas são iguais: uma pessoa não quer pensar muito e prefere agir; outra resolve tudo apenas com o pensamento. No entanto, quando todos se unem como um só, tudo funciona melhor. Ambos são necessários.

No entanto, nós devemos explicar tudo isso à pessoa. Ela precisa compreender a vida e o mundo em que vive. Quão profundamente ela mergulha nele depende dela. Não faz diferença se uma pessoa processa as coisas principalmente com a mente e outra com seus sentimentos. Mas todos terão uma conexão com a Luz.

Por isso, o Baal HaSulam escreve que todos têm que voltar à escola. A questão é apenas quem deveria estar estudando e por quanto tempo. Afinal, todos estudam de alguma forma para sobreviver, não é mesmo?

Hoje, você não encontrará um agricultor que não tenha estudado em algum lugar. Se lhe disserem que amanhã haverá uma tempestade horrível e que você deve aprender a escapar dela, todos estariam de acordo em estudar, não é? Todos são forçados a aprender com as catástrofes naturais que estão acontecendo em todo lugar atualmente. Nós oferecemos à humanidade uma forma de aprender como alcançar a felicidade na qual todos ficarão felizes em aprender.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 29/12/10, “A Sabedoria da Cabalá e a Filosofia”

Comente