Como Posso Avaliar O Superior?

Rabash, “O Que É Um Grande ou Um Pequeno Pecado no Trabalho”: o valor da doação é determinado por a quem nós doamos. Se a pessoa doa a um pequeno rei, isso é um pequeno trabalho. Mas, se a pessoa doa a um grande rei, sua doação adquire valor e lhe traz grande prazer.

Pergunta: Enquanto eu imagino estar doando a um grande rei, eu sinto que eu mesmo estou recebendo. O que devo fazer?

Resposta: Está correto. Primeiro de tudo, valor depende somente de você. O Criador existe, quer você O revele ou não. É com você. Você tem um “sensor” para detectá-Lo? Esse é o problema.

Falando de forma geral, o que significa “valorizar o Criador”? Rabash cita Rambam quando explica como no começo do seu caminho a pessoa passa por um processo considerado como Lo Lishma (não em Seu Nome). Em outras palavras, eu valorizo o Rei se por estar perto d’Ele eu vou ganhar mais. Como no nosso mundo, eu meço Seu valor em relação ao prazer que eu posso receber d’Ele.

O que então faz eu mudar meus valores? É a Luz que Reforma. Se, por meio do grupo, eu me mantenho pensando sobre a mudança que precisa ocorrer em mim, olhando para frente para a chegada da Luz como um galo antecipando a aurora do que a temendo como um morcego faz, então mudanças chegam, e eu começo a apreciar o Superior porque Ele é o Doador, não porque eu posso ganhar o que Ele me dará.

Agora eu O valorizo porque Ele dá; eu valorizo a doação, ainda que não seja doação para mim, mas a propriedade da doação mesma. Eu desejo ser semelhante a ela. Esse novo alcance de valores muda a pessoa de forma gigantesca. O Superior se torna verdadeiramente Grande para ela: exaltado por natureza, o Rei, cujo valor está no fato de que Ele é o Doador.

Nesse caso, eu olho para o Superior não porque eu recebo d’Ele mas porque eu posso ser como Ele. Eu quero que Ele me dê seus atributos, me permita ser semelhante, estar perto d’Ele uma vez que a proximidade é determinada especialmente pelas qualidades semelhantes, não por quanto eu posso ganhar d’Ele.

Toda a diferença entre corporalidade e espiritualidade está na nossa atitude para com o Superior. Nós pedimos a Ele que nos reforme?

O Criador está em repouso absoluto, e tudo depende de você agora: se nós desejarmos mudar em Sua Luz, nós seremos. Se nós desejarmos ser como Ele em nossas propriedades, nós seremos, ao ponto da completa adesão, absoluto amor.

[30935]
Da 1ª Parte da Lição Diaria de Cabala, 27/12/10, “O que é um pequeno ougrande pecado no trabalho”

Comente