Eu Escolho Mas Não Governo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Muitas vezes, eu escolho que o atributo da misericórdia governe sobre mim, mas eu continuo caindo de volta na qualidade de julgamento. Eu estou doente e cansado. Qual é o problema?

Resposta: O problema é que você não está trabalhando por meio do grupo, mas quer lidar com isso sozinho. Em outras palavras, deseja exercer seu próprio poder no lugar de seu livre arbítrio. No entanto, é impossível fazer isso, porque você mesmo está sujeito a uma das duas forças: Bina ou Malchut, e, na maioria das vezes, é Malchut.

O terço médio de Tifferet é o lugar do nosso livre-arbítrio, mas não do nosso poder. Aqui, eu decidirei quem vai governar sobre mim. De qualquer forma, não será eu, eu mesmo, mas algo externo. E do lado de fora, eu só tenho uma opção: o ambiente.

Eu posso ser cercado pelo “grupo de escarnecedores” (como é descrito nos Salmos) ou pela assembléia de Cabalistas, isto é, pessoas que visam diretamente o Criador. É nisso que se resume a minha escolha. Ao enraizar-se no ambiente correto, eu atraio forças dele, a fim de avnçar. 

Esta é a plataforma limitada que temos: escolher um dos dois ambientes possíveis. E este é o lugar onde as decisões são tomadas, não uma só vez, mas o tempo todo.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 19/11/10, artigos do Rabash