Cabalistas Sobre O Estudo Da Cabala, Parte 16

Dr. Michael LaitmanQueridos amigos, por favor, façam perguntas sobre essas passagens dos grandes Cabalistas. Os comentários entre parênteses são meus.

A Oposição ao Estudo da Sabedoria da Cabalá

Por isso, ele traz boas evidências das palavras da Gemarah (Talmude Babilônico): “Um discípulo que (estuda a Gemarah) não viu um bom sinal (revelação do Criador) em seu estudo após cinco anos, também não o verá (nesta vida e, portanto, a viverá em vão)”.

Por que ele não vê um bom sinal (revelação do Criador) em seu estudo? Certamente, só se deve a (um motivo): ausência da intenção (de amor e doação) do coração (dentro de seus desejos), e não devido a qualquer falta de aptidão, à medida que a sabedoria da Torá não exige aptidão (uma vez que não diz respeito à aprendizagem, mas sim a atrair a Luz da correção).

Em vez disso, como está escrito no referido estudo: “(Aqueles que desejam ascender, Isra-El = direto ao Criador) Veja, toda a sabedoria e toda a Torá é fácil (e não depende do intelecto): qualquer um que Me tema (que tenha o desejo de doar e amar como Eu) e (para atingir este nível) observa as palavras da Torá (a fim de corrigir corrigir suas intenções egoístas), toda (superior) a sabedoria (a Luz de Hochma) e toda a Torá estão em seu coração (satisfaz seus desejos)”.
– Baal HaSulam, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot”, item 23