A Mudança De Paradigma

Eu descubro a união agindo diretamente e indiretamente. Agindo diretamente, eu me preocupo com os amigos, dou-lhes assistência, faço café e chá para eles, os sirvo. Em outras palavras, eu me uno a eles. Isso é costume no mundo corporal: nós nos tornamos próximos das pessoas lhes dando presentes.

Quanto às ações espirituais, eu preciso ver meus amigos como as maiores pessoas da nossa geração. Eles estão unidos como um, mas eu estou de fora da sua união e inclino minha cabeça para me tornar um único todos com eles. Eu especialmente anseio por essa correção enquanto estudo.

Como resultado dos meus esforços – internos e externos, em ato e intenção – a iluminação do grau Superior que eu vejo como corrigido vem até mim. Eu visualizo que naquele nível todos nós estamos e, juntos, descobrimos a Luz entre nós, de acordo com a equivalência de forma.

Meu trabalho é agora renunciar a mim mesmo e evocar a influência do Superior. A chave é não interferir, mas somente conectar. Esse período é chamado “três dias de aderência do sêmen ao útero”. Tudo que preciso é ser absorvido dentro dele, mais e mais profundamente, constantemente me anulando sobre o egoísmo para não me tornar um objeto estranho dentro do Superior. De outra forma, um envenenamento irá ocorrer.

“O Superior” não é alguma noção abstrata, mas os amigos. Eles se parecem piores e piores aos meus olhos, e eu preciso consistentemente resistir a essa visão através da fé acima da razão. Parece-me que o mundo externo me oferece um lindo ambiente que contém gente inteligente, saudável e positiva que sabe como se divertir. E aqui, eu encontro o oposto, eu estou irritado pelas conversas estúpidas e pela hipocrisia. Mas, eu trabalho mais e mais para que em cada estado eu possa encontrar singularidade e grandeza nos meus amigos.

O período de concepção é um processo lento, e sua meta é a renúncia do eu. Eu estou no útero da mãe, isto é, num grupo único, entre amigos com os quais eu tenho que me unir e através deles eu tenho que receber a ajuda do Alto. O estado de embrião é uma fase de transição. Um ascenso ao primeiro grau espiritual é o mais difícil.

Mas, como isso pode ser? Afinal, me disseram que a correção é feita do leve para o pesado. E, ainda, Baal HaSulam escreve no seu artigo “Uma Lei”: “O momento principal de peso em servir ao Criador é a primeira ligação”.

Não há outra escolha porque estamos falando da mudança de paradigma, de atitude, e de percepção da realidade. Numerosos parâmetros mudam na pessoa, e ela começa a ver o mundo de um modo radicalmente novo.