A Mente Atuante

Baal HaSulam, “A Mente Atuante”: Toda pessoa é obrigada a alcançar a raiz de sua alma. Isso significa que o objetivo mais almejado por essa criatura é a adesão (Dvekut) com Suas qualidades. Suas qualidades são as Sagradas Sefirot, e essa é a mente atuante que guia Seu mundo e proporciona Sua abundância e bondade.

Mas nós precisamos entender porque isto é chamado “Dvekut com o Criador”, pois parece mero estudo … Em cada ato no mundo, a mente do seu operador permanece nesse ato. Numa mesa, a pessoa pode alcançar a habilidade e a destreza do carpinteiro em sua arte…

Isso porque, na realidade, não existe distância ou divisão entre os seres espirituais, mesmo quando eles estão em corpos distintos. Mas a mente que há neles não pode ser distinguida, pois, com que tipo de faca você cortaria a espiritualidade e a separaria? Portanto, a principal diferença entre os seres espirituais encontra-se em suas qualidades – louvável ou condenável – e composição, visto que a mente que calcula astrologia não pode se unir a outra que lida com ciências naturais.

Inclusive dentro do mesmo conhecimento há grande diversidade, pois se uma pessoa excede outra ao menos em um elemento, isso separa os seres espirituais. Mas, quando dois sábios contemplam o mesmo conhecimento e têm o mesmo nível de instrução, eles estão de fato unidos, pois, o que os separa?

Portanto, quando alguém contempla a ação de outra pessoa e alcança a mente do sábio que a realiza, ambos têm a mesma mente e poder. Portanto, agora eles estão completamente unidos…

Portanto, a regra é essa no Falante, a mente é a força melhor adaptada entre o Criador e Suas criaturas. Ela é considerada o meio, ou seja, Ele infundiu uma centelha dessa força, através da qual tudo retorna a Ele.

Como está escrito: “Vós fizestes todos com sabedoria”, ou seja, Ele criou todo o universo com Sua Sabedoria. Assim, aquele que alcança, por merecimento, todas as formas pelas quais Ele criou o universo e sua ordem, certamente é aderido à Mente que as realizou, aderindo-se ao Criador.

Este é o significado da Torá ser todos os Nomes do Criador que pertencem às criaturas. E, por seus méritos, a criatura alcança a Mente que afeta tudo, visto que o Criador estava olhando na Torá quando criou o mundo, e a pessoa alcança a iluminação através da Criação e se adere permanentemente a essa Mente; portanto, ela está aderida ao Criador.

Agora nós entendemos porque o Criador nos apresentou as ferramentas de Sua arte. Será que precisamos criar mundos? Pelo que dissemos acima, está claro que o Criador nos mostrou Suas ações para sabermos como nos aderirmos a Ele, e este é o significado de “apegar-se a Suas qualidades”.