O Doce Sabor Da Verdade

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu sei o que significa “doce versus amargo”, mas o que significa “verdadeiro versus falso (mentira)”?

Resposta: No nosso mundo, a verdade não tem qualquer sabor; nós só sentimos o amargo ou doce. Não é o coração, mas a mente que afirma o que é verdade e o que é mentira.

Mentir é algo desagradável, mas a verdade e a mentira não são realmente compreendidas, porque nós não temos os instrumentos para discerní-las Nós nos sentimos melhor dizendo a verdade; no entanto, ela não é realmente a verdade, mas apenas a agradável sensação de contá-la. O nosso discernimento “verdade versus mentira” se transforma em uma avaliação “doce versus amargo” do nosso ego.

Isso significa que nós estamos utilizando apenas um critério de “doce versus amargo”, porque até mesmo a nossa mente trabalha para acomodar o nosso “estômago”. Em outras palavras , a mente de uma pessoa é subordinada ao seu egoísmo. No entanto, a mentira e a verdade que a Cabala fala só pode ser conhecido através da qualidade de doação, a qual nós ainda não temos. Somente através desta qualidade nós podemos perceber que a doação é a verdade. Ela não está de forma alguma conectada ao que quer que esteja acontecendo em nosso desejo de receber prazer, isto é, se ele é satisfeito ou não.

Portanto, a fim de nos elevarmos acima do corpo animal e nos libertarmos dele, nós precisamos da força do Alto, a Luz que Corrige. Estas forças não existem no nosso mundo, o qual opera exclusivamente no desejo egoísta. Se nós queremos ser capazes de discernir entre o bem e o mal, nós devemos elevar-nos ao nível de Adam HaRishon (O Primeiro Homem ), que foi capaz de ver o bem e o mal quando a serpente abriu seus olhos. Por um lado isso era “veneno”, mas por outro lado, nós podemos usá-lo como remédio.

Por que Adam HaRishon, o primeiro nível espiritual revelado à alma, dividiu-se imediatamente? Havia um desejo. Por que ele se dividiu em dois, homem e mulher, Adão e Hava, e por que depois ele se partiu em mais e mais pessoas, até existir bilhões delas?

Isto é assim porque a correção é impossível sem a quebra de Adão em múltiplas almas. Cada alma deve ter um pequeno objetivo, preciso e especial; ela deve realizar uma determinada missão, do mesmo modo que cada célula do organismo tem uma função definida e específica. Por exemplo, os computadores são operados através do sistema binário, que inclui apenas “0” e “1”. Isso não parece muito complicado, mas veja o extraordinário resultado que tal sistema simples produz!

É por isso que as almas foram divididas; caso contrário, nós  não seríamos capazes de realizar a nossa correção. Mesmo agora, apesar do fato de estarmos quebrados em pequenas partículas, e cada pessoa realizar uma missão específica e especial, veja como estamos confusos, incapazes de descobrir o que cada um de nós deve fazer.

Da 4ª parte da Lição Diári de Cabala 18/07/10, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot

Comente