Cabalistas Sobre A Essência Da Ciência Da Cabala, Parte 14

Queridos amigos, por favor, façam perguntas sobre as passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo respondê-las. Os comentários entre parênteses são meus.

A Sabedoria da Cabalá e Filosofia

Os Sábios da Cabalá também observam a teologia filosófica, e se queixam de que os teólogos filosóficos roubaram a casca superior (conceitos externos gerais) de sua sabedoria, que Platão e os gregos seu sucessores haviam adquirido (adotaram e modificaram através do intelecto humano egoísta) enquanto (superficialmente, sem mergulhar na essência) estudavam com os discípulos dos profetas de Israel.

Eles roubaram os elementos básicos da sabedoria de Israel (como mais tarde outras religiões roubaram os princípios mais importantes da Cabalá) e vestiram um manto que não lhes pertence (religiões vestiram seus mandamentos e propriedades em orações exteriores, costumes, e tradições). E até hoje, a teologia filosófica está sentada no trono da Cabalá, sendo cabelo debaixo sua senhora (autêntica sabedoria universal)…

A Cabalá não pode provar sua (superior) natureza e verdade, e nenhuma revelação será suficiente para que o mundo saiba da futilidade e falsidade da filosofia teológica que tomou seu trono até que se torne aparente (para o mundo). (Porque é somente através da clarificação das ilusões da teologia filosófica, que é oposta à Cabalá, que a humanidade terá a chance de alcançar a essência da Cabalá).

Assim, não houve tal salvação para Israel (isto é, aqueles que aspiram pelo Criador, Israel = “Isra-El” – direto ao Criador), como quando a psicologia materialista apareceu e golpeou (com seus esclarecimentos lógicos e fatos) a filosofia teológica na (inválida e imaginária) cabeça com um golpe mortal.