Reunindo O Criador

Dr. Michael LaitmanPergunta: No seu artigo “De Dentro Da Minha Carne Eu Verei O Criador”, o Baal HaSulam escreve que uma pessoa continua a reencarnar até que ela alcance completamente a sabedoria da Cabala. O que significa isso?

Resposta: Alcançar completamente a sabedoria da Cabala significa compreender a estrutura de minha alma, em geral e em particular, para alcançar todas as diferenças internas e acções que podem ocorrer dentro de mim com todos os seus preenchimentos, causas, e efeitos. Isto é, a pessoa alcança a estrutura da alma, as acções que tomam lugar nela, e a partir disto, um estado perfeito. Este é o conhecimento perfeito e completo.

Por outras palavras, o conhecimento completo é a realização do Criador que acontece como resultado de nossa adesão com Ele. A alma (uma alma ou todas as almas juntas) ou o Criador são o mesmo. Cada alma alcança todas as almas, porque todas elas são suas partes. O Criador é a força que conecta as almas juntas e as engloba.

Quem foi quebrado? O Criador. Nós assumimos que a quebra ocorreu no nosso Kli (o desejo geral, a alma unificada). Mas na verdade, a quebra ocorreu no Criador dentro de nós; a tela (Masach), a força que nos une a todos juntos quebrou. O Criador foi quebrado dentro de nós, a tal grau que nós deixámos de O reconhecer e O sentir.

O que nos estamos na verdade a concretizar ao trazer as lascas estilhaçadas da alma comum juntas? À medida que nós conectarmos nossas impressões, inspirações, e sensações, estes “constituintes” nos trarão finalmente a percepcionar o Criador. O mesmo Criador, a mesma Força Superior previamente nos preencheu quando nós estávamos num estado de “amor aos outros”, mas com a quebra ela se tornou “ódio sem fundamento”.

Agora, nós temos de inverter e retornar esta força ao seu estado correcto. Isso não significa que ela se irá alterar a si mesma; os relacionamentos entre nós é que se alterarão. Desta forma, do estado de odiar o Criador nós elevamos-nos a O amar, que acontece conforme os nossos esforços de transformar o ódio sem fundamento em amor fraterno.

Da Lição Diária de Cabala 16/07/10, Artigo, “De Dentro de Minha Carne Eu Verei o Criador”

Comente