Por Que Essa Roda Continua Girando?

Baal HaSulam, “Introdução ao Livro Panim Meirot uMasbirot” item 20: por causa do pecado da Árvore do Conhecimento, as forças impuras foram dadas para controlar o homem. Por isso a ordem do universo é muito confusa. Pecadores geram o mal, diminuem a Luz da abundância para as pessoas. Isso naturalmente conduz à destruição e ao sofrimento. Mas, se eles aumentam a abundância, então a separação para os receptores aumenta mais ainda, como os sábios disseram: “Se uma pessoa tem cem moedas, ela quer duzentas, e se ela tem duzentas, então ela quer quatrocentas”.

É a natureza do homem sempre perseguir o prazer, mas ao fazer isso ele somente aumenta seu desejo de receber. Toda a vida é uma perseguição sem fim por prazeres que você nunca pode alcançar. E as pequenas partes de satisfação que nós recebemos são dadas a nós para que continuemos perseguindo e aumentando nossos desejos.

Parece-nos que corremos atrás do prazer, mas nós somente estamos correndo atrás de um desejo ainda maior! Nós mal tocamos nosso objeto de desejo, e no próximo momento sentimos que precisamos duas vezes mais! Quando experimentamos prazer por um momento, nós aumentamos nosso desejo duplamente, e assim o prazer em si mesmo se torna um desejo. Isso continua e continua até que nos tornemos desiludidos.

Comente