Ajude-Me Hoje E Eu Lhe Ajudarei Amanhã

Dr. Michael LaitmanUma pergunta que recebi: Pode uma pessoa com uma intenção correta afetar todo o grupo que lê O Zohar sem qualquer intenção?

Minha resposta: Quando nós lemos O Zohar juntos, nós nos esforçamos para nos unirmos. Nós nos reunimos em um grupo de modo que não aja diferença entre um estudante avançado e um novato, um proeminente e outro não. Juntos, em um grupo, nós somos todos iguais .

Cada um de nós pode estar em um determinado estado: um recém começou e não compreende onde está, enquanto outro estuda O Zohar há algum tempo e já adquiriu certa imagem dele. No entanto, ambos experimentam diferentes estados. Talvez hoje a pessoa se sinta especialmente afinada e inspirada, mas há momentos em que ela é incapaz de se sintonizar, como se estivesse inconsciente. Pode ser que ontem houvesse grande clareza, e hoje essa pessoa é incapaz de unir seus pensamentos.

Portanto, tudo depende da massa coletiva dos que estudam juntos, e o modo como, através de um esforço unificado, eles são capazes de sentir que essa massa contém todos dentro de si. Acontece que aqueles que têm uma clareza acentuada hoje, ajudam aqueles que estão agora sem vida. Além disso, ambos se beneficiam mutuamente.

Na realidade, a pessoa que agora está inspirada não possui a força do desejo egoísta (Aviut), mas a recebe daqueles que estão atualmente sem vida, e vice- versa. Desta forma, quando há grande inspiração e Aviut ao mesmo tempo, juntos em harominia, nós nos ajudamos para receber a oportunidade de avançar. Assim, quando nos conectamos e trazemos os dois juntos , isso funciona e traz bons resultados. Por outro lado, se apenas aqueles que estão ardedendo em inspiração viessem estudar hoje, enquanto aqueles que se sentem sem vida ficassem na cama, não teríamos ganho nada. Nós não teríamos a força suficiente do desejo egoísta para avançar.

O nosso forte desejo atrai a Luz que Corrige. Nós ardemos com o desejo de recebê-la e ela vem. Então, onde entra a Luz? Onde está o seu desejo egoísta que ela pode influenciar? No entanto, quando vários amigos “mortos” se sentam ao seu lado, a Luz os influencia e os traz de volta à vida. E amanhã vocês trocarão de lugar, e tudo se inverterá.

Nós não compreendemos totalmente a capacidade singular de um grupo. Sem ele, o progresso espiritual é impossível.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 16/07/10, O Zohar

Comente