Primeiro, Vamos Receber Uma Alma

Recebi uma pergunta: Como eu combino o trabalho interior com o estudo do Zohar?

Minha resposta: Não pense que O Zohar foi escrito para servir como um livro comum que diz ou explica algo para nós. Não é esse o caso. Baal HaSulam escreveu seu comentário por uma razão diferente também. Nós não o estudamos usando nossa mente terrestre para compreender o que está escrito e para aprender em detalhes como trabalhar nas três linhas ao memorizar os termos. Nós precisamos entender a necessidade da correção e não toda a estrutura dela.

Os comentários adicionais das fontes autênticas fornecidas pelos Cabalistas (no trabalho Cabalísticos da Torah, dos Profetas e de outros textos sagrados) são impossíveis de serem entendidos através da mente ordinária e externa. Eles somente podem ser compreendidos través da correção da alma. Assim, todos os comentários Cabalísticos são antes de tudo destinados a atrair a luz para o estudante. Então, o leitor pode usar as fontes corretamente, regozijar-se com a luz contida neles, e, junto, descobrir o que está escrito nos livros. Isto é que é chamado comentário.

Cada comentário é um instrumento adicional que nos ajuda a nos conectar com a fonte autêntica, não só entendê-la. Quando estamos lendo as assim chamadas “explicações técnicas” de Baal HaSulam sobre as três linhas, Sefirot, Partzufim, ascenso e descenso, e Reshimot e telas, nós pensamos que ele está tentando nos ensinar alguma ciência normal para que aprendamos com nosso cérebro e sejamos capazes de desenhar tudo isso esquematicamente. Mas, não é esse o caso.

O acréscimo de Baal HaSulam, “O Comentário Sulam ao Livro do Zohar”, nos ajuda a atrair a Luz que Reforma. Seu propósito não é nos dar um conhecimento abstrato da estrutura de algum mundo mais elevado. É impossível conhecer o Mundo Superior até que sejamos capazes de percebê-lo dentro de nossas almas. Essencialmente, estamos estudando nossa própria construção.

Uma pessoa começa a sentir que a realidade inteira, toda a criação, está enclausurada dentro dela, não fora dela mesmo que pareça ser externa. Assim, precisamos nos sintonizar corretamente com o estudo com o entendimento que nós iremos ganhar nada mais do que a Luz que Reforma. Depois disso, o alcance se seguirá, e “a alma da pessoa começará a ensiná-la”. Primeiro, nós precisamos receber essa alma, a substância espiritual, na qual nós iremos descobrir todos os fenômenos sobre os quais fala O Zohar.