Porque Havia Uma Proibição Sobre A Cabala Antes?

Dr. Michael LaitmanUma pergunta que recebi: Por que os Cabalistas proibiam outros de estudar Cabala até muito recentemente?

Minha Resposta: Existem várias razões para a prévia proibição do estudo de Cabala pelo público geral:

1. As almas de Israel, que costumavam estar em realização espiritual, separaram-se para se misturarem com as outras almas que permaneceram imutáveis desde os tempos da Babilónia. As almas de Israel desceram ao nível deste mundo e tornaram-se iguais às outras almas. Isto é, as almas de Israel tiveram de descer ao nível deste mundo dado que a mistura dá às outras almas a oportunidade de se tornarem corrigidas.

2. A humanidade tinha de atravessar todas as fases até que ela alcançasse completa desilusão do seu desenvolvimento egoísta e visse a si mesma vazia, inútil, e situada no limiar da destruição de todos os seus sistemas através dos quais ela esperava alcançar felicidade.

3. Entretanto, os seres humanos desenvolveram-se internamente, intelectualmente no seu egoísmo, e isto deu-nos a possibilidade de perceber formas abstractas que existem além do tempo, movimento, e espaço. Nós só começámos a falar de tais coisas no século XX. Embora estivesse escrito em O Livro do Zohar, há praticamente dois milénios atrás, que a Terra é uma esfera redonda (O Zohar, Capitulo “VaYikra (O Senhor Chamou)”, item 142), as pessoas foram queimadas em fogueiras por tais palavras até quinhentos anos atrás.

O tempo foi necessário para que a humanidade desenvolvesse sua mente e sentimentos, para estar prestes a compreender o que a ciência da Cabala nos conta: sobre a dimensão Superior. Mesmo hoje isto não é fácil de compreender, mas a próxima geração irá entrar numa nova visão do mundo se nós prepararmos a base para isso. E a próxima geração somos nós na nossa nova reencarnação. Uma habilidade de percepcionar desta maneira já está a emergir em nós. O presente desenvolvimento trouxe todos ao mesmo nível, e é possível revelar a ciência da Cabala a todos ao mesmo tempo. Pessoas de todas as nacionalidades estão a chegar para a estudar.

Contudo, de forma a compreendê-la, nós precisamos de nos unir. Primeiro nós podemos compreender e sentir o que a Cabala nos fala através de nossas mentes e sentimentos egoístas. Mas então começa a realização, e ela é percepcionada apenas na unificação das almas. A unificação gera um novo órgão de percepção: a alma. Se nós nos unirmos, a inclusão mútua irá dar à cada pessoa sua alma para percepcionar o Mundo Superior.

Se o Baal HaSulam não tivesse recebido orientação de Cima, ele não teria revelado a ciência da Cabala. Um Cabalista existe em contacto com o Criador e realiza Suas ordens, servindo como um elo de ligação entre o Criador e a humanidade. Desta forma, as decisões dos Cabalistas de ocultar ou revelar a ciência da Cabala surge da necessidade, da óbvia (para eles) conexão entre a Luz Superior e a disponibilidade dos desejos das pessoas para a correcção e a percepção.

Hoje também existem certas limitações. Há uma oportunidade de Cima de abrir um fluxo mais amplo da sabedoria Superior. Contudo, as pessoas ainda não estão prontas para isto. Eu sinto a oposição à nova informação. Isto é porque ela é oposta ao egoísmo e nós não a desejamos. Por esta razão, há uma lei na Cabala: “O desejo deve preceder a satisfação”. Nossa principal tarefa é de criar um recipiente (vaso) espiritual. Entretanto, a Luz Superior já está pronta para ser revelada nele.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 07/06/10, Introdução ao Estudo das Dez Sefirot