“Verdade, Amor E A Conexão Entre Eles” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “Verdade, Amor E A Conexão Entre Eles

“A verdade está nos olhos de quem vê”, diz a famosa máxima. Na era das notícias falsas (fake news), é mais difícil do que nunca distinguir o verdadeiro do falso. Então, como podemos decidir em quem acreditar? Como podemos saber qual é o caminho certo quando todos parecem ser desonestos? Filosofia, matemática, direito e ciência usam técnicas diferentes para determinar a verdade e defini-la. A sabedoria da Cabalá também tem sua definição: Verdade é cuidar dos outros. O Criador do mundo o criou com a qualidade do amor por todas as criações, ou Ele não as teria criado, e em hebraico, Emet [verdade] é o nome do Criador. Portanto, a verdade é o Criador, e é uma relação bondosa para com os outros. Qualquer outra relação para com os outros, portanto, é falsidade, ou próxima a ela.

Bondade, ou cuidado com os outros, significa que me relaciono com os outros com bondade e cuidado, que estou pensando em seu benefício. Não preciso saber o que é bom para eles e o que não é; não se trata do que sei ou não sei, mas de como me sinto em relação a eles. Ao cuidar dos outros, também saberei como tratá-los de uma maneira que seja boa para eles.

Segue-se que, para nos tornarmos verdadeiros, devemos aprender a nos importar com os outros, pois nossa natureza inata é o egoísmo. Para isso, devemos nos colocar em uma sociedade onde possamos cultivar tais sentimentos uns pelos outros, onde eu possa mostrar aos outros que estou agindo em relação a eles de verdade, ou seja, bondade, e eles retribuam essa conduta.

A verdade, portanto, não é algo absoluto. A medida da minha veracidade depende do nível da minha bondade para com os outros. A verdade absoluta é o objetivo final de nossos esforços, a correção final. É a culminação de um processo de correção de nossos relacionamentos.

Observe que não temos que nos corrigir ou mudar de forma alguma. Tudo o que precisamos é mudar a forma como nos relacionamos uns com os outros, nossa atitude em relação aos outros. Se quisermos o bem para os outros, estamos agindo em relação aos outros com veracidade. Se pretendemos prejudicar os outros, estamos agindo em relação a eles com falsidade. Na verdade é bem direto.

Há outro ditado que diz que apenas crianças e bêbados falam a verdade. Há verdade nisso porque, à medida que crescemos e nos tornamos mais sofisticados, encobrimos nossas más intenções em relação aos outros. Exploramos os outros e nos relacionamos bem com eles apenas quando isso serve ao nosso interesse egoísta. Como resultado, temos que esconder nossas más intenções deles, assim como de nós mesmos, pois é muito desagradável pensar em nós mesmos como pessoas egoístas. Em certo sentido, a única verdade em nosso mundo é a hipocrisia.

Podemos mudar nosso egoísmo inerente e nos tornar pessoas verdadeiras e gentis. No entanto, não podemos fazer isso sozinhos. Para mudar a nós mesmos, devemos nos colocar em um ambiente social que constantemente me demonstre que os outros são gentis, ou pelo menos mais gentis do que eu. Usar a inveja dessa maneira pode me elevar de minha disposição atual e egocêntrica a um estado de preocupação com os outros, e mudar minhas qualidades de cuidar de mim para cuidar dos outros é considerado como mudar da falsidade para a verdade.

Não podemos deixar de começar pela falsidade; é nossa natureza inerente. No entanto, devemos usá-la pelo tempo que for necessário para resolver que quisermos mudar a nós mesmos. Uma vez que determinamos que quisermos mudar, devemos nos elevar acima de nossa natureza, com a ajuda do ambiente, como acabei de mencionar, e adquirir cada vez mais bondade.

Vemos que somos dependentes dos outros quando se trata de mudar a nós mesmos. Portanto, se quisermos ter sucesso, devemos cuidar para que muitas outras pessoas também queiram mudar para melhor. Segue-se, como a sabedoria da Cabalá sempre diz, que o indivíduo e a sociedade são dependentes um do outro, o que implica que se a sociedade não for bem-sucedida, o indivíduo também não será.