Procurador Digital Chinês

547.01Nas Notícias (Engenharia Interessante): “Na China, uma IA pode mandar você para a prisão. Pesquisadores do país desenvolveram uma máquina que pode acusar pessoas de crimes com a ajuda da inteligência artificial.

“Esse “procurador” de IA pode apresentar uma acusação com mais de 97% de precisão com base em uma descrição verbal do caso, conforme a equipe. …

“Shi e seus colegas disseram que “o sistema pode substituir os promotores no processo de tomada de decisão até certo ponto”, em um artigo publicado este mês na revista nacional revisada por pares Management Review. …

“A máquina foi “treinada” usando mais de 17.000 casos de 2015 a 2020. Por enquanto, ela pode identificar e apresentar queixas pelos oito crimes mais comuns de Xangai, que incluem fraude de cartão de crédito, operação de jogo, direção perigosa, lesão intencional, obstrução de deveres oficiais, roubo, fraude e “provocar brigas e causar problemas” – uma acusação geral muitas vezes usada para reprimir a dissidência”.

Pergunta: Muitos acreditam que em um futuro próximo a IA será capaz de emitir sentenças justas e, assim, substituir os humanos. O que você acha de um cenário assim?

Resposta: Estou certo de que isso acontecerá porque uma pessoa é de fato, previsível, limitada, corrompida e um ser inferior acima de tudo. E os promotores claramente não são exceção. Eles terão vergonha de ver o que esse promotor eletrônico revela, o que ele é capaz de trazer à tona.

Pergunta: Por que, ao olhar para os sistemas judiciais atuais, não expressamos algum tipo de clamor; “Vamos nos livrar de todos eles?” Vemos que tudo é tão corrupto e que está basicamente enraizado no egoísmo.

Resposta: No momento, não podemos substituí-lo por nada. É uma consequência de uma sociedade não corrigida e egoísta. Portanto, não há nada para substituí-lo.

Pergunta: Para ser claro, você está falando sobre este sistema judicial?

Resposta: Sim. Em geral, você não tem como consertar nada. Você só pode dizer: é um pouco mais suave, é um pouco pior, é melhor em um lugar ou outro, etc. Mas tudo se enquadra no quadro das relações humanas. Em suma, não podemos fazer nada para corrigi-lo diretamente.

Pergunta: Se falarmos sobre o juiz ideal, como ele seria? Refiro-me a um humano que é um juiz; o que isso significa pra você?

Resposta: Um juiz é alguém que é, na prática, um defensor do Criador, que se coloca como intermediário entre o Criador e o resto do mundo. O resto do mundo pode apresentar quaisquer acusações contra o Criador e o juiz pode justificar quase todas essas acusações. Ou seja, ele não deve ser juiz ou promotor, mas sim defensor, alguém que justifica.

Pergunta: Ou seja, o juiz não pronuncia uma sentença, mas deve sempre proferir uma absolvição?

Resposta: Isso mesmo. Como você pode justificar uma pessoa apesar do fato de que ela, um humano, é controlada pelo Criador? Ela está 100% sob o controle do Criador.

Como podemos justificar uma pessoa neste caso, quando o Criador cometeu tal crime através dessa pessoa. Aqui devemos nos elevar a um nível acima do tribunal, da investigação, em direção à bondade e misericórdia. E considere diante de quem ela fará isso? Diante das pessoas que julgarão o juiz dessa maneira.

Pergunta: Você está dizendo que ela é como um intermediário entre o Criador e as pessoas?

Resposta: As pessoas e a sociedade.

Pergunta: Então ela tem essencialmente a realização do Criador?

Resposta: Sim, ela deve entender as reivindicações das pessoas, bem como a justificação do Criador, para de alguma forma uni-las. Não é fácil. Isto é o que é dito sobre os juízes na Torá. Existe todo um “Livro de Juízes”.

Pergunta: Podemos reduzi-lo um pouco ao nosso nível? O que um juiz deve sentir para proferir uma sentença? Ele deve ter algum tipo de empatia… ou medo? Talvez seu veredicto seja injusto?

Resposta: Não, os juízes eram nomeados coletivamente pelo povo. Naturalmente, eles eram mantidos com grandes padrões e expectativas naquela época.

Comentário: Bem, em todo caso, nada deve “grudar” no juiz, nem no coração nem nas mãos.

Minha Resposta: Isso é certo! Ele é, por um lado, um representante do Criador, por outro lado, um representante do povo e deve uni-los; ao mesmo tempo estar acima de ambos.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 09/06/22