O Colapso De Um Modelo Econômico

231.01Comentário: Até recentemente, o modelo Black-Scholes-Merton era usado para mitigar o risco em mercados flutuantes. Os economistas que o desenvolveram (Scholes e Merton) receberam um Prêmio Nobel por isso. Hoje ele chegou a um beco sem saída.

Minha Resposta: Imagine, os principais economistas do mundo receberam um Prêmio Nobel e dez anos depois estourou uma crise que derrubou absolutamente tudo! Até que ponto a humanidade é como gatinhos cegos!

A economia é a marca do nosso estado interior egoísta. Se estou ligado a você por algum tipo de vínculo, tudo isso pode ser calculado de acordo com fórmulas econômicas: quanto devo a você, quanto você me deve e o mesmo entre todos. Ou seja, a conexão das pessoas umas com as outras é exibida da forma mais clara e rigidamente formulada na relação econômica.

Portanto, chegamos a um beco sem saída: lá eles trapaceiam, aqui eles inflam algum tipo de bolha, lá a economia é mais rígida, e aqui é mais social ou naturalmente socialista, e assim por diante. Tudo isso reflete o mundo interior de um homem.

Hoje não estamos apenas em uma crise econômica, como nos parece, mas também em outras crises. Isso nos mostra que chegamos à maior crise geral que a sociedade humana pode experimentar.

De KabTV, “Close-Up. O Futuro da Humanidade”, 17/07/11