Há Apenas Um Problema Com A Música

932Nas Notícias (The Telegraph): “Os estudantes de música de Cambridge estão sendo instruídos a ‘descolonizar o ouvido’ e considerar o cânone clássico como ‘um fenômeno imperial’.

“As obras de compositores como Wolfgang Amadeus Mozart e Giuseppe Verdi estão sendo ensinadas em tópicos como o imperialismo europeu e o orientalismo, enquanto a faculdade de música desenvolve trabalhos sobre ‘descolonização curricular’.

Os alunos de graduação do curso, intitulado Descolonizando o Ouvido, são ensinados a considerar ouvir o som de uma maneira ‘pós-colonial’, enquanto um módulo ‘música, poder, império’ explora como o repertório clássico é um fenômeno de classe média e imperial. …

“De acordo com um guia do curso Descolonizando o Ouvido, os alunos de graduação examinarão tópicos, incluindo como os repertórios musicais podem ser ‘cúmplices… em projetos do Império e sistemas de poder neoliberais’.

“Os alunos também aprendem como ‘Império… afetou nossa compreensão do que constitui ‘música” e como ‘gêneros como a ópera parecem particularmente suscetíveis a representações racializadas’”.

Pergunta: Para ser honesto, eu achava que a música estava acima de tudo isso. Diga-me, você gosta de música clássica, rap, você também gosta de jazz. Como você conecta tudo isso?

Resposta: Qual é a diferença? Esta é uma expressão de sentimentos humanos e, portanto, acolho tudo. Eu posso ouvir as canções folclóricas de Odessan e as criminais também. E canções de Vysotsky [um famoso bardo soviético]. Em cada expressão há um pedaço de alguma alma. Esta é a coisa principal.

Pergunta: Como podemos evitar atingir essas proibições?

Resposta: Esta é a limitação das pessoas.

Pergunta: Como você pode alcançar tal altura enquanto ouve música?

Resposta: Você pode elevar qualquer canção criminosa, como quiser, a um nível alto, porque isso é obra de uma pessoa, não importa quão baixa ou insignificante; você pode dizer sobre ela o que quiser, mas este é um trabalho que emana das forças de sua alma. É por isso que você não pode simplesmente eliminá-lo.

Pergunta: O que pode me conectar com essa pessoa que, falando francamente, é baixa?

Resposta: Eu diria que a capacidade de um compositor, de um artista, de um poeta, de um escritor, é destacar ou expressar alguma característica do nosso personagem, que foi criado, em princípio, pelo Criador. Portanto, devemos entender que não existem más qualidades; há apenas um problema de como os tratamos corretamente para ver neles o pensamento do Criador. Então as mais terríveis obras de ódio terão seu lugar de direito no panteão humano comum.

Comentário: Agora você está destruindo todos os estereótipos dizendo que não existem gêneros baixos e altos.

Minha Resposta: Não há nada mau, baixo ou terrível. Tudo isso é necessário para nós apenas para que o tratemos como uma comunicação direta com o Criador. Tudo vem Dele, e todos nós devemos trazer tudo e nos curvar diante Dele. Isso é tudo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 06/06/22