A Espiritualidade Não Pode Ser Transmitida Pela Linguagem Do Nosso Mundo

137Pergunta: A Cabalá Luriânica começou a se desenvolver no mundo no século XVI e até hoje é a base dessa sabedoria. Todos os livros Cabalísticos escritos antes, por exemplo, o Tanach, O Livro do Zohar, o Talmude, etc. falam sobre uma coisa: como equilibrar sua natureza egoísta e revelar o Criador. O que há de especial na Cabala Luriânica?

Resposta: O fato é que não é fácil contar a uma pessoa em nosso mundo sobre o Criador e Suas ações porque é um mundo completamente diferente, relacionamentos diferentes e ações diferentes. Tudo isso não é absolutamente o que observamos e a que estamos acostumados no mundo corpóreo. Isso é absolutamente incomparável com nossas qualidades, ações e pensamentos e, portanto, é difícil recontar algo do mundo espiritual na linguagem do nosso mundo.

O mundo espiritual não é como o nosso. É um mundo não tanto de pensamentos, mas de intenções. E certamente não de ações físicas. Mas como isso pode ser comunicado a uma pessoa?

Os Cabalistas da antiguidade já nasceram com tal sentimento e gradualmente desenvolveram em seus sentimentos para um conceito mais geral de onde estão com suas qualidades especiais de doação, conexão, amor e penetração nas forças ocultas e secretas da natureza.

Esta é talvez a coisa mais difícil de explicar. Afinal, as pessoas acreditam que na forma em que estamos agora, podemos sentir o mundo superior. Mas como é possível?

Experimentamos o mundo corpóreo através dos nossos cinco sentidos. Se tivéssemos outros órgãos sensoriais, teríamos impressões completamente diferentes sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor. Ai que está o problema.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 22/08/22