O Que Uma Criança Precisa Para Ser Feliz?

627.1Pergunta: Alguns psicólogos listaram as condições básicas necessárias para a felicidade e a saúde de uma criança. A primeira condição é que o pai seja uma fonte de informação para a criança, e não um tablet ou laptop.

Não consigo imaginar como é possível hoje um pai se tornar uma fonte de informação. Você acha que isso é possível hoje, em nossa era?!

Resposta: Hoje tenho 75 anos. Se me lembro de alguma coisa, não é da escola, mas do que ouvi dos meus pais. Alguns pedaços, fragmentos de palavras, frases, alguns de seus comentários. Por alguma razão, isso aparece em minha mente.

Além disso, eu já não era uma criança. Começando em algum lugar a partir dos seis ou sete anos de idade até os 16-17 anos.

Pergunta: Você acha que ainda hoje a informação que vem dos pais é muito maior do que qualquer informação do computador?

Resposta: Sim.

Comentário: A próxima condição: Ensine a criança a expressar emoções. Ela não sabe como expressar emoções? O que significa ensiná-la?

Minha Resposta: É necessário mostrar a ela como ela pode se unir com outras pessoas, conectar-se com elas, influenciá-las, percebê-las e assim por diante.

Pergunta: Com outras crianças?

Resposta: Sim. Mas não estou pensando em crianças, mas sim em adolescentes.

Comentário: Em seguida, não compre a criança com novos tênis, tablets e brinquedos. Como você deve comprar uma criança?

Minha Resposta: Mostrando a ela que você é amigo dela e que supostamente está no nível dela. O quanto você tem que se refazer para isso, e mudar a si mesmo…

Pergunta: Sim. Sou eu quem tem que mudar. O que você quer dizer com a palavra “amigo”?

Resposta: Você o entende, você está pronto para ajudá-lo, para aprová-lo. O principal é entender.

Comentário: Outra coisa é não exagerar nos cursos, seções e grupos de desenvolvimento. Deixe a criança viver sua infância organicamente.

O que significa viver a infância organicamente?

Minha Resposta: Basicamente, sim. A criança deve fazer o que quiser.

Pergunta: Até que ponto?

Resposta: Afinal, ela recebe um desejo, uma opinião de seus amigos. Então, não é sua opinião pessoal. Mas ainda precisamos incentivá-la.

Comentário: Mas você disse que estava cercado de compositores, música.

Minha Resposta: Isso não me deu nada de especial.

Pergunta: Deu-lhe um ouvido para a música. Você tem um ouvido musical, é claro. Então, você acha que uma criança deve ter liberdade de escolha?

Resposta: Sim.

Comentário: A próxima condição é manter sua palavra. Diga na primeira vez, faça na segunda. Talvez seja melhor não prometer nada à criança para não enganá-la?

Minha Resposta: Não. Mas se você quer demonstrar educação, deve prometer e cumprir.

Comentário: Outra condição é permitir que a criança cometa erros. Alguns cientistas chegam a dizer que um erro é maravilhoso. E se uma criança comete um erro, podemos até dizer a ela: “Muito bem. Você cometeu um erro”. É mesmo possível usar tal movimento?

Minha Resposta: Não quero dizer “Muito bem”, mas “Encontre este erro e corrija-o. Você tem um erro aqui”. Mas isso não é uma reclamação e nem uma acusação dela.

Comentário: A próxima condição é não ter medo de amar demais seu filho.

Minha Resposta: Há um problema aqui. Em geral, todas essas questões são muito difíceis.

Pergunta: O que significa amar demais?

Resposta: Não demonstrar amor excessivo, especialmente onde possa causar danos.

Pergunta: Pode causar danos?

Resposta: Claro, tudo deve ser dosado e em equilíbrio.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 09/06/22