“Uma Boa Palavra Para Os Professores” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “Uma Boa Palavra Para Os Professores

Quando eu estava no colegial, eu olhava com admiração para os alunos excelentes acima de mim. Eles estavam prestes a terminar o ensino médio e se tornar professores também. Eles poderiam ter ido a qualquer lugar. Eles poderiam ter conseguido bolsas de estudo em qualquer faculdade e estudado qualquer profissão que lhes viesse à mente, mas escolheram ensinar. Naquela época, na Bielorrússia, onde cresci, ensinar era uma ocupação altamente respeitada.

Hoje, em Israel, os professores estão deixando a profissão em massa. Nosso sistema educacional está se esgotando e os novos professores são muito menos do que aqueles que saem. Pior ainda, muitos, se não a maioria, dos que aderem não duram mais do que alguns anos. Além disso, os que saem são os melhores, bem com os que podem ter sucesso em outros lugares. Nossos filhos em breve não terão professores para ensiná-los.

Há dois grandes problemas por trás da “Grande Deserção” da profissão docente. A primeira é que a sociedade não valoriza isso. O prestígio que acompanhava o ensino, e que conheci quando criança, não existe hoje, pelo menos não em Israel. O segundo problema é o salário dos professores.

Hoje, como os professores estão protestando para aumentar seus salários a um nível mais respeitável, acho que é necessário abordar a questão dos salários dos professores antes de tudo. Um salário mais alto, não alto, mas mais alto, ou pelo menos não tão baixo quanto agora, permitirá que os professores passem mais facilmente, especialmente nos primeiros anos de carreira, e também refletirá um maior nível de respeito pela profissão docente.

Os professores, afinal, são pessoas muito significativas na vida de todos nós. Junto com os pais, eles são as pessoas encarregadas de preparar nossos filhos para a vida. Eles são muito significativos para moldar a abordagem da geração futura para a vida e para outras pessoas. Portanto, queremos que nossos professores sejam bons modelos, indivíduos dignos de ensinar a geração futura. Eles devem sentir que seu trabalho é importante e que a sociedade sente que seu trabalho é importante.

No mundo de hoje, esse sentimento se expressa, em grande parte, nos salários. Atualmente, quando os salários dos professores são baixos, além das dificuldades financeiras, é uma afirmação da sociedade de que eles não são importantes, sua ocupação não é importante e não valem mais do que recebem. Quem iria querer ficar em uma ocupação humilhante?

Portanto, na minha opinião, o primeiro passo para a cura do sistema educacional é pagar aos professores um salário decente. Depois, será possível ver que os professores ensinam o que queremos que ensinem, que são modelos dignos e que sabem passar os valores que queremos que passem para seus alunos, que são nossos filhos.