Shavuot: Qualquer Coisa Menos Isso

507.05Comentário: O feriado de Shavuot é a celebração da entrega da Torá no Monte Sinai. Também é chamado de Festival da Colheita. Acontece que todas as leis, toda moralidade, todas as práticas espirituais e todas as religiões começam a partir deste ponto: o Monte Sinai.

Minha Resposta: Há uma oferta de cima, uma revelação ao mundo de cima da metodologia de sua existência e sua correção gradual a um nível onde ela entra na eternidade e perfeição.

Pergunta: O que foi dito ao mundo desde cima?

Resposta: Foi dito ao mundo que nosso mundo existe em um grau baixo, corpóreo, e nós existimos nele como os egoístas, os mais nocivos, os mais insignificantes e inúteis em comparação com todas as outras criaturas da natureza.

No entanto, temos a oportunidade de subir ao nível mais alto de toda a natureza, ou seja, à sua raiz superior, que está no infinito em relação a nós em altura.

E nós podemos fazer isso. Caso contrário, nossa vida aqui neste planeta será continuamente interrompida por vida e morte, vida e morte para cada um de nós. Entre a vida e a morte haverá também guerras, sofrimento, fome e muitos, muitos outros problemas. Assim, toda a nossa existência será um sofrimento contínuo.

Pergunta: O que foi dito? Como nos movemos em direção a este bom estado de que você falou?

Resposta: É muito simples. A principal lei da Torá é “Ame o seu próximo como a si mesmo”. É isso! Então, vá e faça.

Pergunta: Foi dito neste exato momento? Por que não ouvimos?

Resposta: Não ouvimos nada. Ouvimos o que foi dito e imediatamente perguntamos: “Você tem outra Torá?” A resposta foi: “Não, não há outra. Esta é a melhor coisa para vocês, mesmo que vocês não entendam. Portanto, peguem e façam”.

Comentário: Acontece que estamos evitando essa lei simples há milênios.

Minha Resposta: Sim. Qualquer coisa menos isso!

Pergunta: É isso que simboliza o feriado de Shavuot: viva de acordo com esta lei e tudo ficará bem?

Resposta: Sim. Mas Shavuot já é um feriado para pessoas avançadas. São pessoas que estavam dentro de seu egoísmo, sentiram sua nocividade, malignidade e inevitabilidade. Elas perceberam que a única maneira de se livrar dele era simplesmente fugir dele: apenas fugir! Quando elas estavam fugindo, elas estavam prontas para qualquer coisa, até a morte só para não ficar dentro do egoísmo!

É por isso que elas pularam no mar e o atravessaram em terra firme. Elas chegaram a um estado em que estavam prontas para receber as leis do mundo superior em vez de nossas leis naturais egoístas. Basicamente, “Faremos e ouviremos”.

Foi quando elas receberam a Torá. O que significa receber a Torá? Significa que tomo para mim as leis do mundo superior. Eu quero viver não em nosso mundo corpóreo como existimos hoje e ainda pior, isso é o que a Torá nos promete, mas subir mais alto para as qualidades, para as leis do mundo superior. Essas leis são simples: amor ao próximo, amor a todos, aceitar todos como parte de seu corpo, sua alma, seu “eu”.

Pergunta: Elas são tão relevantes agora como nunca antes?

Minha Resposta: Sim, cada vez mais. Como somos egoístas, percebemos tudo de acordo com o que sentimos em nossas qualidades egoístas. Portanto, o que podemos fazer? Sentimos que estamos vivendo de maneira errada, mas fechamos os olhos para a maneira de viver corretamente e não podemos aceitar essa lei superior do amor ao próximo.

Por que você não faz isso? Você vai pagar alguma coisa por isso? Não. Você vai sofrer com isso? Não. Você não encontra imediatamente algum tipo de rejeições opostas, relacionamentos antagônicos: nada disso! Basta ir em frente e fazer isso. “Não posso!”

Agora, se, pelo contrário, houve um jogo tal que há um inimigo contra você, e você está contra ele. Aqui, porém, nem mesmo esse inimigo é visível; está dentro de você, seu egoísmo, e você não pode fazer nada. Portanto, ele nos compra dessa maneira.

Pergunta: Esta serpente dentro de mim? Como posso conquistá-la de qualquer maneira? A hora finalmente chegou!

Resposta: É toda uma metodologia. Diz aqui como fazer.

Basicamente, não sou eu quem está fazendo isso, mas a força superior. Ela faz tudo, mas de acordo com o meu pedido.

Só posso fazer um pedido se for apoiado por outras pessoas ao meu redor. Vou pensar na correção delas e não na minha correção, e é assim que vamos nos ajudar juntos. Basta conectar-se com mais alguns amigos no fato de que desejam alcançar essa conexão mútua.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 30/05/22