Para Uma Nova Rodada Da Humanidade

214Pergunta: O estudioso russo Vladimir Vernadsky chegou à doutrina da “noosfera” na junção da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais, que, como ele escreveu, mudou completamente sua consciência porque ele começou a analisar a razão pela qual as Guerras Mundiais ocorrem e para onde elas levam.

Por que cientistas de tal magnitude viram um novo estágio no desenvolvimento da humanidade durante os tempos de grandes convulsões?

Resposta: O que mais pode levar a humanidade a algumas mudanças se não as convulsões? Caso contrário, não vamos acordar.

Se um homem é um desejo de receber, de desfrutar e de ser satisfeito, então, quando eu conseguir o que quero, não tenho mais necessidades; estarei contente. Se um novo desejo surgiu, eu o preencho. Caso contrário, não tenho motivação para me mover; não vou me desenvolver.

Novos desejos surgem de dentro de mim de acordo com algum programa interno desconhecido para mim. Se eles são preenchidos automaticamente de fora, eu mesmo não existo, não há movimento vindo de mim. Uma pessoa só pode se desenvolver despertando constantemente desejos cada vez mais novos nela e, ao mesmo tempo, não lhe dando satisfação para que ela procure como se preencher.

Isso nos leva ao progresso. Mais tarde chegamos a algum tipo de impasse e vemos que não podemos mais nos preencher. Esta é uma característica da nossa geração. Daí vemos depressão, suicídio, uso de drogas e tudo mais. Novos desejos aparecem, mas ninguém sabe como preenchê-los.

Além disso, alguns desejos estão além deste mundo. Portanto, começamos a nos relacionar com nosso mundo de forma niilista, indiferente, com desapego. Estamos sobrecarregados de desejos por algo mais, para o qual não vemos respostas em nosso mundo. Onde está a fonte desses prazeres que desejo?

É assim que a natureza nos empurra para abrir a noosfera.

De KabTV, “Close-Up. Profeta”, 23/11/11