“Ocupe Rothschild, De Novo” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Ocupe Rothschild, De Novo

Em 2011, o “capítulo” israelense do movimento Occupy (“Ocupe”) iniciou suas atividades com um grande comício em Tel Aviv e passou a “ocupar” o Rothschild Boulevard pelos próximos meses. A mídia era toda a favor, e as pessoas também. As causas eram justas, e havia muitas delas, e todos acreditavam que uma mudança estava chegando à sociedade israelense. As pessoas achavam que estavam fartas das corporações lucrando às suas custas. Eu avisei naquela época que os protestos não conseguiriam nada porque não havia unidade entre os manifestantes e, sem unidade, eles eram impotentes contra corporações e políticos. Isto é realmente o que aconteceu. Um comitê foi anunciado, recomendações foram elaboradas, mas os cidadãos de Israel são explorados agora como sempre foram, se não mais.

Mas as pessoas parecem ter memória curta. Hoje em dia, as barracas estão montadas novamente no Rothschild Boulevard porque os israelenses estão fartos da exploração e do abuso de poder. E mais uma vez, o povo está dividido; seus objetivos são múltiplos e os orçamentos são dados aos que estão no poder, que os dividem entre os muitos partidos que existem em Israel. Quando cada um puxa o cobertor do seu jeito, e o cobertor não é grande o suficiente para cobrir todo mundo, ele finalmente se rasga e as pessoas ficam sem nada.

Portanto, apesar de toda a riqueza de engenhosidade, empresas iniciantes, tecnologias avançadas, biotecnologia e agricultura inovadoras e abundância de reservas de gás natural, Israel continuará pobre e fraco. “A principal defesa contra a calamidade é o amor e a unidade. Quando há amor, união e amizade entre si em Israel, nenhuma calamidade pode vir sobre eles”, escreve o livro Maor VaShemesh. A divisão é nosso único inimigo. Quando lutamos por causas diferentes, aumentamos nossa separação e lutamos uns contra os outros. Em tal estado, perdemos antes mesmo de começar.

Se os israelenses querem realizar alguma coisa, eles devem, em primeiro lugar, unir-se. Somente se fizermos da unidade e da solidariedade nossas principais prioridades, poderemos priorizar corretamente nossas necessidades. Se cada facção apresentar suas necessidades e desafios, e todos discutirem o que fazer e quando, sabendo que o objetivo principal é aumentar nossa unidade, todos os problemas serão resolvidos no momento certo e da maneira certa.

Enquanto permanecermos centrados em nossas próprias necessidades, e essa é a atmosfera predominante em Israel, não há razão para que pessoas poderosas não abusem do resto de nós, se puderem. Mas se nos unirmos, elas perderão o desejo de abusar; nossa unidade as atrairá, e Israel prosperará.