O Modo De Vida Da Nação Antiga

746.03Este mundo é projetado para que existamos nele apenas em um estado necessário, racional e normal, para comer, beber, dormir e tudo mais apenas como um meio de aprofundamento interno e alcançar o próximo grau. Sempre foi assim.

Portanto, os judeus que viviam assim eram muito diferentes dos outros. Quando outras nações vieram para cá, ficaram surpresas com seu modo de vida. O próprio povo era inteligente, muito desenvolvido, internamente pleno e profundo. E exteriormente, eles viviam muito despretensiosamente.

A riqueza interna do povo não correspondia em nada ao seu ambiente externo totalmente despretensioso. No sentido corpóreo, tudo estava organizado de forma muito racional. Não havia pompa. Até as roupas e utensílios do rei, como tudo o mais, estavam dentro dos limites. Tudo era muito rígido.

Isso acontecia o tempo todo, mesmo no século XIX. Há uma história sobre como os hassidim trouxeram roupas novas ao rabino, uma túnica especial, mas ele disse: “Eu não vou aceitar nada de vocês. Eu tenho um quarto pequeno”.

Eles lhe perguntam: “Como isso é um quarto pequeno? Você tem suas roupas de shabat penduradas em um prego na parede”.

E ele responde: “Sim. Mas se você me trouxer outra, terei que montar um armário. E o armário já é um lugar no quarto”.

Estes são cálculos espirituais, não cálculos do espaço externo. A vida deve ser racional, mas não deliberadamente minimalista e deve simplesmente satisfazer o mais necessário. Não mais do que isso.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Características do Judaísmo”