O Contentamento É Pior Que A Morte

 202Pergunta: Um espectador pergunta: “A humanidade criou todos os tipos de feriados, mas não há um feriado chamado “O Dia do Sentido da Vida Humana”. Por quê? Isso significa que ninguém precisa descobrir qual é o sentido da vida?

Resposta: “O Dia do Sentido da Vida” seria um dia de luto, não um feriado. E qual é o sentido da vida?

De repente, percebe-se que não há sentido na vida, vivemos em vão. A vida está passando por nós todos os dias. Talvez fosse melhor se não começasse.

Um feriado, em geral, não é para se divertir. Um feriado é para comemorar. Assim, os feriados podem ser contaminados com mensagens geralmente tristes, como “o sentido da vida”.

Comentário: Seria ótimo se as pessoas começassem a procurar o sentido da vida.

Minha Resposta: Bem, as pessoas estão procurando por isso há milhares de anos. E daí?

Pergunta: Por que elas não podem encontrá-lo?

Resposta: Porque não há sentido na vida.

Pergunta: Para que uma pessoa vive?

Resposta: Para fazer esta pergunta em todas as gerações e não encontrar uma resposta.

Pergunta: É importante fazer esta pergunta?

Resposta: Esta pergunta surge de dentro de uma pessoa, quer você queira ou não.

Comentário: Parece que é melhor não fazer essa pergunta, mas simplesmente viver nossa vida sem perguntar. É mais fácil assim.

Minha Resposta: Então permanecemos no nível animal. Os humanos não param de evoluir e por isso nos questionamos cada vez mais sobre o sentido da vida em cada nova geração.

Pergunta: Ou seja, não podemos deixar de continuar fazendo essa pergunta?

Resposta: Não, não vamos. O simples fato de continuarmos nos questionando nos levará ao ponto em que começaremos a revelá-lo algum dia. Espero que seja muito em breve.

Pergunta: Qual é o sentido da vida humana? Por que nasci neste mundo? Nascer, viver uns 70 a 80 anos e depois morrer? Para que?

Resposta: Você vive para buscar. Cada pessoa está buscando inconscientemente. Qualquer um, pedreiro, serralheiro, artesão, acadêmico, gari… não importa quem ou como! Um bêbado… não importa. Todos eles estão envolvidos na busca do sentido da vida. E nem sabem o que os motiva a se envolver na busca do sentido da vida. Toda pessoa, todo mundo faz isso.

Comentário: Muitas pessoas dizem: “Vivi minha vida tão bem! Consegui muito”. Elas parecem tão tranquilas como se nunca tivessem procurado o sentido da vida.

Minha Resposta: Elas simplesmente se convencem.

Pergunta: Mas elas ainda têm essa pergunta dentro, não é?

Resposta: Caso contrário, elas não estariam vivas. Cada segundo de nossa vida começa com o fato de uma pessoa fazer a pergunta: “Para que estou vivendo?”

Pergunta: Caso contrário, ela não viveria. Ela não percebe isso e, portanto, vive esse segundo dado, e novamente se faz a mesma pergunta: “Para que estou vivendo?” Repetidamente, continuamos assim com nossas vidas, mas ainda nos falta uma resposta. Mesmo assim, retomamos a busca: “Para que estou vivendo?” Assim, vivemos o próximo segundo, etc. É assim que acontece durante toda a nossa vida. É isso que chamamos de fluxo da vida?

Resposta: Sim. Uma pergunta contínua sobre o sentido da vida e uma busca constante por uma resposta que as pessoas nunca revelam.

Pergunta: E se eu nunca me fizer essa pergunta? Você está dizendo, de fato, que não existe tal coisa?

Resposta: Não, não depende de você! Ou seja, essa pergunta geralmente precede nossa percepção fisiológica. É a pergunta mais importante e fundamental de todas. É uma busca espiritual: “Para que eu vivo?” Depois que alguém pergunta, nosso corpo, todos os nossos órgãos começam a reviver, florescer e se desenvolver. Como resultado de viver milhões de vidas diversas, concluímos que de fato encontraremos o sentido da vida.

Pergunta: O que é?

Resposta: Sentir o Criador, a fonte de toda a vida. E nós O descobriremos. No entanto, até agora continuamos procurando por Ele. No entanto, já estamos nos aproximando de um estado em que começaremos a procurá-Lo de maneira consciente.

Ou seja, já podemos imaginar melhor qual é a fonte da vida, o que é o Criador. Como, com que base, com que qualidades e com que intenções posso me aproximar Dele, agarrá-Lo, aproximar-me Dele e me agarrar a Ele como um bebê à sua mãe?

Pergunta: Esse é o sentido da vida?

Resposta: Não, não é. É simplesmente uma ferramenta para se conectar com o sentido da vida. E quando chegarmos a este estágio, a partir daí estaremos procurando quem Ele é, o Criador, o sentido da vida. O que Ele quer de nós, o que esperamos Dele, por que todo o sentido da vida deve ser atraído para Ele e aderir a Ele? E só então Dele começaremos a absorver qual é o sentido da vida.

Comentário: Você está nos dizendo que não há contentamento, apenas uma busca constante.

Minha Resposta: Por que você precisa de contentamento? É pior que a morte. É a negação da existência, é a não existência, o nada!

Pergunta: Não existe aposentadoria nesta questão? Não há pausa? Nossa busca continuará constantemente? Não existe pausa?

Resposta: De jeito nenhum! Deus me livre!

Pergunta: Este é o caminho para a eternidade?

Resposta: Eternidade significa estar em constante proximidade com Ele, agarrando-se a Ele, apegando-se a Ele e aderindo-se a Ele cada vez mais, sem fim.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 12/05/22