Judaísmo Racional

545No judaísmo não havia cultura de grandes eventos e shows de massa porque tudo era voltado para o trabalho interno do homem. Ele tinha que se aprofundar internamente, conectar-se internamente com os outros, não externamente.

Não havia teatro, espetáculos, circo, estádios ou apresentações humanas diante de um grande público. Não havia esse conceito. Tudo isso veio até nós da Roma Antiga.

Os gregos e depois os romanos, tendo conquistado Jerusalém, construíram ali estádios, um anfiteatro em Cesareia e assim por diante. Mas isso não tem nada a ver com o judaísmo.

O judaísmo nunca seguiu esse caminho. Havia a oportunidade de construir qualquer coisa. Mas isso não é da natureza da ideologia em si, que visa o desenvolvimento interior de uma pessoa.

Portanto, não havia pintura ou mesmo música especial, mas apenas aquela que visava aprofundar-se em si mesmo, percebendo o mundo através de si mesmo. Não há estátuas, decorações externas, roupas especiais, ornamentos especiais ou qualquer tipo de arquitetura. Nada! Tudo é tão simplista quanto possível, exteriormente muito racional.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Características do Judaísmo”, 22/05/14