“Do Papa Francisco E Da Terceira Guerra Mundial” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Do Papa Francisco E Da Terceira Guerra Mundial

Na semana passada, foi publicada uma conversa com o Papa Francisco, na qual ele relacionou a guerra Rússia-Ucrânia como o início da Terceira Guerra Mundial. Em uma conversa com os editores das publicações jesuítas europeias, e que foi publicada pela primeira vez pela publicação jesuíta italiana La Civiltà Cattolica, o Papa disse: “O mundo está em guerra. Para mim, hoje, a Terceira Guerra Mundial foi declarada”. Posteriormente, ele lamentou: “O que está acontecendo com a humanidade que tivemos três guerras mundiais em um século?” Não acredito que o conflito Rússia-Ucrânia seja uma terceira guerra mundial ou que deva evoluir para uma. No entanto, o fato de haver tal perigo, ou de haver guerra, mostra que não tiramos as conclusões corretas, o que nos coloca novamente em perigo.

Está claro para todos que ninguém tem nada a ganhar se a guerra na Ucrânia se transformar em um conflito global. Dito isso, a guerra é mais uma indicação de que ainda não sabemos como governar nosso desejo de domínio e controle.

Chegamos a um ponto em que nosso ego não se contenta em controlar os outros. Hoje em dia, as pessoas estão dispostas a destruir os outros por simplesmente se comportarem ou até mesmo pensarem diferente delas.

Se quisermos evitar guerras, precisamos ajudar todas as nações a perceberem que a guerra não traz nenhum benefício, que não a queremos e não precisamos dela. Este é um processo que deve envolver a todos, pois cada país deve ter seus vizinhos passando pelo mesmo processo, ou os países beligerantes explorarão os esforços de outros países para acabar com a violência.

Se os países não adotarem essa abordagem, eles continuarão a competir uns contra os outros, explorar uns aos outros e esgotar os recursos da Terra. Já estamos vendo as consequências dessa atitude em nosso planeta, mas elas vão piorar muito em um futuro muito próximo. Fome, calor extremo, frio extremo e inúmeros outros problemas sobrecarregarão a humanidade e forçarão as nações a parar de abusar dos outros e se concentrar em sua própria sobrevivência.

Para evitar que esse cenário se desenvolva mais do que já está, a humanidade precisa entender que devemos aprender a trabalhar juntos ou a natureza nos destruirá. Atualmente, muitas nações ainda sonham com conquistas e subjugações de outras nações. Devemos gradualmente fazer com que essas nações entendam que isso só irá prejudicá-las, e prejudicar todos os outros também. A menos que ajudemos todos a perceberem que dependemos uns dos outros para o bem ou para o mal, e devemos agir de acordo, todos estaremos em grandes apuros.

Comente