“Devo Avaliar As Pessoas Quando As Conheço?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, On Quora: Devo Avaliar As Pessoas Quando As Conheço?

Quando conhecemos alguém, guardamos duas imagens dentro de nós: uma é a nossa impressão da pessoa que encontramos e a outra é a nossa própria imagem. Começamos então a comparar o quanto nossos pensamentos, desejos e expectativas atendem ao que queremos em relação a esse estranho. Em outras palavras, encontramos uma imagem de uma pessoa e a retratamos dentro de nós de uma certa maneira por enquanto. Mais tarde, podemos mudar a forma como as vemos.

Estamos diante de uma imagem que retratamos dentro. Em primeiro lugar, não é a pessoa como ela é, mas a forma como a retratamos dentro de nós mesmos, ou seja, pode estar muito longe de como as coisas realmente são, e talvez tenhamos preconceito sobre o assunto, e assim por diante.

Começamos então a trabalhar com a imagem que se forma dentro de nós. Não nos relacionamos com a pessoa que está à nossa frente, porque na verdade não a vemos. Nós as vemos na medida em que as retratamos por dentro.

Começamos então a interagir com esta imagem. Ou seja, influenciamos a pessoa e sentimos como ela nos influencia. Assim, examinamos se formulamos essa imagem corretamente para começar ou não.

Ao longo das interações que temos um com o outro, ajustamos constantemente nossa opinião sobre a outra pessoa, se ela é melhor ou pior do que a imagem que tínhamos dela, e onde ela se encaixa em várias áreas que nos interessam, por exemplo, em termos de política, educação, cultura, sua visão de vida, e assim por diante.

Existem muitos parâmetros pelos quais examinamos as pessoas, e a impressão que recebemos em relação a esses parâmetros nos dá uma imagem de uma pessoa que conhecemos e com quem interagimos. Essa imagem muda constantemente, adquirindo uma nova forma.

Baseado no vídeo “O que acontece quando você conhece alguém?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Yael Leshed-Harel. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de kabita Darlami no Unsplash.