“A Riqueza De Uma Nação” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “A Riqueza De Uma Nação

O nome completo da célebre composição de Adam Smith, A Riqueza das Nações, é Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações. Há alguns anos, Israel encontrou uma fonte que certamente gerará grande riqueza: gás natural, e muito. Para capitalizar a bonança com sabedoria, o Estado fundou o Fundo dos Cidadãos de Israel, um fundo de riqueza soberana que garantirá que ganhos inesperados repentinos não desequilibrem a economia. Este mês, o fundo começou a liberar dinheiro no mercado e começou a corrida pelo dinheiro para ganhar. Para mim, isso é um sinal de que estamos usando mal antes mesmo de começar.

A riqueza de uma nação não é medida por seu capital e não é aumentada por “mãos invisíveis”, como Smith se referiu ao poder do interesse próprio para beneficiar a sociedade. Pelo contrário, o interesse próprio é tão poderoso hoje que se tornou a principal força destrutiva da humanidade.

Hoje, a verdadeira riqueza sustentável é medida pelo nível de coesão de uma sociedade. Se estamos começando brigando pelos espólios, estamos transformando o benefício em fracasso. Se a riqueza apenas aumentar nossa divisão, também nos enfraquecerá em todos os níveis, econômico ou não.

Nossos recursos valiosos, especialmente no Estado de Israel, são recursos humanos, não recursos financeiros ou monetários. Em vez de focar na riqueza, devemos focar na vitalidade social, no que fará o povo do nosso país prosperar, e certamente não é mais dinheiro.

A conexão nos tornará prósperos, criará empregos e cortará despesas desnecessárias (que são muitas). A “receita” dessas operações trará muito mais do que qualquer fundo soberano pode render.

Todos os problemas que estamos enfrentando, desde o aumento da inflação até o atraso nos embarques até a escassez de alimentos e semicondutores, são sintomas de nossa divisão social e inimizade generalizada entre as pessoas. Quando consertarmos isso, não apenas resolveremos nossos problemas sociais, mas também curaremos nossa economia e nossas relações com nossos vizinhos, que zombam de nossas demonstrações de dissensão e nos desprezam por nossa desunião social.