A Questão Que Precisa Ser Resolvida


182.02Pergunta: Hoje eles escrevem muito sobre um fenômeno como “o fim do mundo”. Não no sentido de que deixaremos de existir, mas como o início de um certo período em que você não sabe o que fazer. Qual é essa fase no desenvolvimento da humanidade?

Resposta: É um palco maravilhoso!

Nascemos e vivemos agora em um período em que nasceu a primeira geração em nosso mundo que realmente saiu das árvores, não porque nos desenvolvemos tecnologicamente e somos capazes de fazer todos os tipos de carros, locomotivas e aviões, mas porque chegamos a um estado em que temos que decidir por que surgimos neste globo, o que devemos fazer nele e como realmente nos realizar.

Tal macaco apareceu, desenvolveu-se em um homenzinho, olhou em volta e pensou: “E para que eu sirvo?” Ele olhou em volta um pouco mais, viu tudo isso: “Bem, tudo bem. E o que vem a seguir?”

Hoje estamos chegando muito perto dessa questão em nosso desenvolvimento histórico: “Por que surgimos? Descemos de árvores e desenvolvemos tecnologia e estrutura social. E agora? O homem tem algum propósito maior?”

Claro que essa não é uma pergunta simples. Até que atravesse a humanidade, até que se perceba de dentro que é exatamente isso que estamos perguntando, que essa pergunta é um desafio que a natureza nos coloca para que percebamos e no final nos dêmos uma resposta ou, pelo menos, comecemos a olhar para uma resposta à questão do sentido da vida. Este é um momento muito especial, e essa geração também é especial.

Então, é buscar, sem entender o porquê e como, tentar resolver todas essas questões seja através do terror, drogas, divórcio, todo tipo de buscas, aventuras ou espaço, não importa o quê. Nessas tentativas, tudo o que fazemos é praticamente uma busca por uma resposta sobre o sentido da vida.

Digamos que estou indo para algum lugar. Vemos que todos os programas espaciais estão sendo reduzidos: “Bem, o que vamos encontrar lá? Pedras. Nada mais”. E o que vamos encontrar em alguns desenvolvimentos tecnológicos? Ou na cultura? Antigamente pensávamos que com a ajuda da cultura iríamos nos desenvolver. De repente, eles estavam exaustos. No século XIX isso praticamente acabou.

Chegou o século XX0, o século da tecnologia: nanotecnologias, computadores, tudo. Hoje estamos chegando a um estado em que a Internet conecta todos juntos, e de repente vemos que estamos trabalhando com uma máquina, é isso que é interessante. Uma pessoa começa a descobrir que sua conexão é principalmente com máquinas, mesmo que ela se comunique com outras pessoas através delas.

Isso são respostas de máquinas, isso é automação, e não há nada aqui. Uma pessoa quer sair para algum lugar, para escapar! Mas em que direção ela pode ir?

E se não, então de novo: de volta às drogas, a algum tipo de segurança, apenas para esquecer. Por que os jogos esportivos são tão desenvolvidos hoje em dia? Todos os governos querem desviar a atenção das massas para o futebol e outros jogos. Ocupar o povo! O principal é esquecer de si mesmo. É por isso que um número tão grande de meios de comunicação está voltado para isso.

E se você olhar para frente, o desenvolvimento da tecnologia não para, e mais desempregados aparecerão no mundo, não milhões, mas bilhões de pessoas com boas qualificações que podem fazer tudo. E o que fazer?

Com a ajuda de novas tecnologias, em breve chegaremos a um estado em que 5% da população mundial será capaz de sustentar todos os outros. E agora? Superabundância por um lado. A falta de distribuição do outro.

Em geral, estamos em um estado de mal-entendido sobre o sentido da vida. Essa é a coisa mais importante que precisamos responder.

De KabTV, “Close-Up. Volta ao Mundo”, 20/02/11