A Estrutura Da Divisão Espiritual

232.08Pergunta: Está escrito na Torá que o sogro de Moisés lhe deu a estrutura das “dezenas” para organizar o povo. Ele disse: “Mas você deve escolher dentre toda a nação homens de posses, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiam o ganho monetário, e você deve nomear sobre eles chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez”.

Essa é apenas a hierarquia interna de nossos desejos ou a nação foi de fato dividida dessa maneira no mundo corpóreo?

Resposta: Às vezes costumava ser assim.

Se desejamos nos tornar semelhantes ao Criador, nos aproximar Dele em nossas propriedades, temos que construir a nós mesmos, nossa sociedade, o estado, até mesmo o mundo e toda a humanidade de acordo com o mesmo princípio descrito na Torá, ou seja, temos dividir tudo em dez, cinquenta, cem, etc. Tudo!

Isso porque quando nos unimos dessa maneira podemos alcançar a propriedade de doação mútua, interconexão, garantia mútua (Arvut). Com a ajuda desta relação entre nós seremos capazes de nos relacionar da mesma forma com o Criador.

Pergunta: Mas por que exatamente existe essa divisão em dez, cinquenta, cem, mil?

Resposta: Vem das mesmas dez Sefirot. Se temos o superior, doando, Sua doação se espalha pelos dez degraus até atingir a última Sefira Malchut, que recebe tudo.

A distância de dez degraus do estado de doação – Keter (coroa), até o estado de recepção – Malchut (reino da recepção) reflete totalmente o desenvolvimento do desejo do Criador de doar ao desejo de receber da criação.

Se a criação por seu lado deseja se tornar semelhante ao Criador, ela tem que fazer uma restrição sobre si mesma: não receber da maneira que o Criador a fez, mas o contrário, agir em semelhança com o Criador, ou seja, de baixo para cima, de volta de Malchut a Keter realizando-se na propriedade de doação.

Na verdade, a restrição não foi pela ação em si, mas pela intenção. No entanto, quando restringimos a intenção, a ação também é simultaneamente restringida. Depois disso, a ação pode se desenvolver na direção oposta, em direção à recepção. O principal é a intenção.

Pergunta: Mas de onde vieram cinquenta, cem e mil?

Resposta: Não importa. As ações em cinquenta, cem, mil etc. caem sob as mesmas condições, as mesmas leis que na dezena.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 10/05/22