Sobre O Que Sigmund Freud Estava Certo

235Pergunta: Se Sigmund Freud não tinha uma resposta para a pergunta sobre o sentido da vida, então ele estava simplesmente tentando desvincular uma pessoa disso?

Resposta: Eu não diria que Freud não entendeu isso. Ele apenas estabeleceu claramente o limite em que essa questão era realmente solucionável do ponto de vista científico, do ponto de vista do impacto do psicanalista em nosso mundo e do estudo de suas reações, do ponto de vista da interação do psicólogo com seu paciente, e assim por diante.

Portanto, ele agiu sensatamente ao sugerir que tratemos a psicologia materialista como uma ciência.

O grande cabalista Baal HaSulam acolheu a psicologia materialista porque ela analisa a matéria, estuda as reações óbvias da matéria e, com base nisso, constrói empiricamente sua abordagem e assim se desenvolve.

Nesse sentido, como Cabalistas, estamos em harmonia e amizade com a psicologia, mas não é isso que diríamos sobre a filosofia, que é cheia de contradições, oposições mútuas e lacunas de ponta a ponta, embora a Cabalá seja estudada nas faculdades filosóficas.

Sigmund Freud entendeu esse problema. Ele queria fazer da psicologia uma ciência, que ele propositalmente chamou de psicanálise, e tudo isso foi feito experimentalmente; ele mesmo tomou todos os tipos de substâncias, incluindo narcóticos.

Por isso, disse que a questão do sentido da vida extrapola o âmbito de nossa existência e é considerada dolorosa, pois não é real, nem sã, nem saudável do ponto de vista do pesquisador e como tal deve ser relacionada dessa forma. Nisso ele está absolutamente certo.

De KabTV, “Close-Up. Frankl está Certo?, 08/08/10