Quem Perturba O Equilíbrio Da Natureza?

738Pergunta: Nos últimos anos, ouvimos constantemente relatos decepcionantes sobre desastres naturais, vulcões, incêndios, tempestades de neve e assim por diante. O que vai acontecer a seguir? Parece que a situação está completamente fora de controle.

Resposta: Todos dizem que o clima do planeta está mudando. Estamos enfrentando mais mudanças climáticas, sociais, políticas e financeiras. Assim, vários desastres tecnológicos estão possivelmente à nossa frente.

Não podemos imaginar todo o problema que nós mesmos suscitamos na natureza porque perturbamos seu equilíbrio.

Estamos apenas falando sobre o fato de que algumas espécies de animais e plantas estão desaparecendo, e não entendemos que com seu desaparecimento a imagem integral da natureza é interrompida. Seu organismo geral fica fora de ordem porque vivemos em um volume fechado nesta terra, dentro dessa pequena esfera na qual tudo está interligado: as naturezas inanimada, vegetativa, animada e humana.

Além disso, quando algo muda, parece-nos: bem, isso mudou e aquilo mudou. Não vemos como uma coisa afeta a outra e, portanto, não somos acometidos de medo e ansiedade ao pensar nas maneiras como isso nos afetará.

Pergunta: Será que as pessoas preferem simplesmente não pensar nisso?

Resposta: Você pode, é claro, não pensar até certo ponto, ou porque entende que é impossível fazer qualquer coisa. Então não faz sentido perguntar: “O que mais podemos fazer?” Portanto, dizemos que isso é inevitável e nada pode ser feito.

Em princípio, não podemos sequer confirmar que influenciamos a natureza de alguma forma porque a poluição ambiental, as emissões na atmosfera, o extermínio de peixes ou animais e o esgotamento da terra com o uso de fertilizantes e produtos químicos a afetam. Mas é possível que isso tenha um impacto tão grande na natureza? Não há confirmação disso.

Claro, há uma razão para todos os tipos de organizações públicas, como partidos verdes e outros, fazerem campanha pela preservação da natureza. Provavelmente, é necessário ouvi-los. Mas os cientistas, pessoas completamente objetivas, não têm certeza absoluta de que tudo realmente depende disso.

Se tomarmos, por exemplo, a atividade solar, certamente não a influenciamos por nenhuma de nossas ações na Terra.

Pergunta: Isso significa que esses são processos irreversíveis?

Resposta: É bem possível que estes sejam alguns tipos de ciclos pelos quais nossa Terra deve passar novamente, seja um período de aquecimento ou um período de resfriamento. A natureza deve manter um equilíbrio.

De KabTV, “Close-Up. Europa Hoje”, 26/01/11

Comente