“Quais São Suas Soluções Para O Problema Do Consumo Excessivo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Quais São Suas Soluções Para O Problema Do Consumo Excessivo?

Precisamos de equilíbrio entre nós e a natureza.

Precisamos cuidar de nossas necessidades: matar animais para alimentação e queimar carvão, petróleo e gás para usar razoavelmente os mecanismos, equipamentos e aquecimento. Não podemos evitar fazê-lo. Também precisamos usar a água com sabedoria em uma medida adequada. Quando jogamos metade do que produzimos de volta ao oceano, o que gera muito excesso de sujeira e lixo, naturalmente nos afogaremos em tal excesso.

No entanto, tal processo está nas mãos daqueles que gananciosa ou tolamente tentam produzir e ganhar o máximo possível, descartando o que não for utilizado enquanto as pessoas ao seu redor ficam caladas. Tornou-se um processo imparável, e acontece que metade do que produzimos no mundo hoje é desnecessária.

A solução é descobrir o que é necessário e desnecessário em nossas vidas. Ao fazer isso, pararíamos cerca de 70 a 80 por cento da nossa produção.

Além disso, a questão de descobrir o que é necessário e desnecessário pode ser abordada logicamente. Embora desconhecemos várias condições, ainda é possível exercer essa abordagem. Por exemplo, os economistas já calcularam e estimaram o que significa satisfazer as necessidades das pessoas. Mas existe alguém que leva isso em conta? Existem pessoas que se preocupam com o fato de todos terem o suficiente, sem mais do que o que é realmente necessário?

No entanto, é um ponto de partida: calcular o que é necessário e desnecessário em nossas vidas.

No entanto, há um grande problema: a natureza humana (o desejo egoísta de desfrutar às custas dos outros, que deseja se colocar acima dos outros) exigindo seu sustento. E o problema está no ego sempre querendo superar os outros, estar melhor do que eles. Assim, podemos resolver nossas necessidades e sobras, tudo o que quisermos, mas no final, o ego constantemente vai querer mais e mais, estar acima do próximo e ter mais do que ele.

Portanto, junto com trabalhar o que é necessário e desnecessário em nossas vidas, e suprir nossas necessidades, também precisamos de uma abordagem educacional mais abrangente que nos mostre como nossa natureza egoísta opera, para onde está nos levando e como podemos superar sua influência conectando-se uns aos outros em uma intenção de doação comum. Trabalhando nossas necessidades, cuidando delas, com o aprendizado regular e a implementação de uma conexão positiva na sociedade humana, seríamos capazes de resolver os problemas de superconsumo e superprodução, e descobriríamos que seríamos capazes de viver confortavelmente e felizmente com cerca de 70 a 80 por cento menos do que atualmente produzimos, compramos e jogamos fora.

Baseado no vídeo “Como lidar com o consumo excessivo e a superprodução” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.