“Precisamos De Um Novo Mundo” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin “ Precisamos De Um Novo Mundo

Um aluno me escreveu dizendo que hoje muitas pessoas acreditam que precisamos de um novo mundo. Ele perguntou: “Se você tivesse a chance de construir o mundo do zero, por onde começaria?” Respondi-lhe que começaria com um país, um país autossuficiente. Então eu pediria um tempo para desenvolver as pessoas, para desenvolver a sociedade.

O problema é que somos como criancinhas que esperam que o mundo funcione da maneira que queremos que funcione simplesmente porque queremos. Não funciona desta forma. Para que as coisas funcionem da maneira que queremos, precisamos aprender como fazê-las acontecer, como fazer isso corretamente.

Por aprender, não quero dizer que devemos aprender sobre o mundo, mas sobre nós mesmos. Precisamos mudar a nós mesmos para que possamos construir um mundo onde realizaremos o que queremos sem poluir o ar, o solo e a água, eliminando espécies inteiras de plantas e animais e, finalmente, nos destruindo.

A mudança que precisamos fazer em nós mesmos diz respeito à nossa relação com a sociedade, a importância que atribuímos não a nós mesmos, mas à sociedade em que vivemos. Ou seja, as conexões entre nós devem ser nosso foco principal, em oposição à nossa disposição atual de focar em nós mesmos.

Somente quando mudarmos a nós mesmos, os produtos que criamos contribuirão para o mundo como um todo. À medida que nossa mentalidade mudar do narcisismo para a consideração mútua, tudo o que fizermos terá como objetivo servir a todos e não apenas a nós mesmos.

Isso não significa que não teremos itens pessoais ou que não precisaremos de coisas pessoais, mas a forma como os fabricamos e usamos incorporará inerentemente o pensamento sobre o bem comum. Como resultado, não precisaremos nos preocupar em fabricar produtos sustentáveis ​​ou processos de produção ecologicamente corretos, pois será da nossa natureza trabalhar com o benefício de todos em mente.

Em outras palavras, o grau em que elevamos a humanidade é o grau em que a sociedade crescerá. O sucesso de um país não depende do avanço tecnológico, modo de governança ou paradigmas educacionais.

O sucesso de um país depende do quanto as pessoas têm em mente o bem comum. A coesão social e a responsabilidade mútua são os únicos fatores que determinam o destino de uma nação.

Uma vez que tenhamos construído um país como um modelo para a humanidade, será possível imitá-lo em todo o mundo. Esta foi a minha resposta ao aluno que perguntou como construir um novo mundo.