“Porque O Rosto Triste Melhora o Coração”

543.01Um bom nome é melhor do que um unguento precioso, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento.

É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!

A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração.
(Eclesiastes 7:1-3).

Em geral, a Cabalá ensina que uma pessoa deve pensar sobre o que significa sua vida. O rei Salomão chegou à resposta. Ele estava em um nível Cabalístico muito alto.

Eclesiastes (Kohelet) é um grande livro escrito por ele a partir do que é chamado de lado esquerdo da criação (kav pequeno, linha esquerda). O Rei Salomão revela as perguntas que devemos fazer a nós mesmos e a necessária busca de respostas, caso contrário a vida não teria sentido.

Quando o rei Salomão diz: Um bom nome é melhor do que um unguento precioso, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento, significa o dia da morte do ego em uma pessoa e sua ascensão ao próximo grau. O rei Salomão conseguiu isso, portanto, ele é considerado o mais sábio de todos. Ou seja, ele absorveu toda a luz da sabedoria justamente porque se preparou para a ascensão espiritual.

O Livro do Zohar tem um capítulo inteiro dedicado ao Eclesiastes. Revela o que está escrito à luz da Cabalá, a luz de toda a estrutura do universo, e explica como uma pessoa deve entrar em Eclesiastes para ver este mundo, esta ascensão e esta perspectiva através dos olhos do Rei Salomão.

Perspectivas verdadeiras estão sendo reveladas diante de nós. Acontece que Salomão estava certo ao dizer que a tristeza é melhor do que o riso, porque nisso a pessoa abandona sua antiga superficialidade, orgulho e realização vazia para chegar à devastação total. Antes disso, ela nunca questionou o verdadeiro sentido da vida. Ela simplesmente existia como um pequeno animal. Mas uma vez que chega a essa pergunta, ela deve encontrar uma resposta para ela.

De KabTV, “Close-Up. Resumindo”, 07/04/10