“Por Que O Desejo É Tão Destrutivo E Natural Ao Mesmo Tempo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que O Desejo É Tão Destrutivo E Natural Ao Mesmo Tempo?

Especificamente, o desejo do ser humano é destrutivo tanto para si mesmo quanto para seu ambiente. Não vemos o mesmo tipo de desejo destrutivo nos outros níveis da natureza, isto é, o inanimado, o vegetativo e o animado.

Nós humanos temos desejos destrutivos porque somos feitos de um desejo de desfrutar às custas dos outros e da natureza, e esse desejo está em constante crescimento. Em nossa época, particularmente, experimentamos a vida por meio de um desejo de desfrutar exagerado e, assim, testemunhamos fenômenos muito mais destrutivos do que em qualquer outra época. Os outros níveis da natureza não têm a mesma quantidade de desejo de desfrutar que nós temos como humanos, o que nos torna o único elemento destrutivo da natureza.

No entanto, há um propósito para nossos desejos destrutivos. Eles nos desenvolvem a um estado em que percebemos a necessidade de uma introspecção séria, para ver que nosso desejo de desfrutar está nos levando a destruir a nós mesmos e ao nosso planeta. Tal percepção deve nos levar a tomar uma decisão de mudança: que temos que construir uma vida diferente, baseada na conexão positiva uns com os outros com laços de amor mútuo, apoio e consideração. Quando passarmos por uma mudança significativa de atitude de um desejo de benefício próprio para um que visa beneficiar os outros e a natureza, veremos uma vida totalmente nova, harmoniosa e pacífica de felicidade, segurança e confiança se abrir para nós.

Baseado no vídeo “Por que nossos desejos são tão destrutivos?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Nitzah Mazoz. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Ethan Sykes no Unsplash.