Podemos Mudar A Nós Mesmos?

294.3Pergunta: Os Cabalistas falam sobre este conceito de construir uma sociedade onde todos estão unidos. Como eles imaginam isso?

Resposta: Em primeiro lugar, devemos reconhecer plenamente o mal do egoísmo. Mas, uma vez que percebemos isso, o que acontece?

Digamos que eu entenda que não há nada no mundo além do mal. Posso substituí-lo por uma qualidade oposta?! Afinal, existe uma força de atração ou uma força de repulsão. Estamos dando ou recebendo. Posso trabalhar no modo de dar em vez de receber? Não, esta é a nossa natureza.

Mas acontece que existe uma força na natureza que pode nos transformar no oposto e simplesmente nos transformar. Hoje trabalho apenas no modo de recepção: onde, o que e como receber. Sem falar que quero fazer isso de forma mais confortável, mais barata, com menos esforço e dando menos e recebendo mais porque esta é a fórmula para toda a minha vida e minha atividade em todos os níveis: fisiológico, mental, espiritual, o que for.

Posso realmente mudar a mim mesmo? Sim. Há uma força na natureza que criou o egoísmo. Ela pode ter um efeito tão grande sobre nós que nos mudará para a direção oposta. De repente, em vez de agir sempre segundo a fórmula “dar menos e receber mais”, passaremos a viver segundo outra fórmula: “A conexão entre nós é o mais importante e determina todas as minhas ações”.

Ou seja, minhas ações terão como objetivo estar o mais conectado possível com os outros, não receber para mim, e me unir a todos. Ao mesmo tempo, descobrirei a mim mesmo e toda a natureza como uma entidade única. Se esse todo único não estiver conectado, ele se tornará cada vez mais destrutivo e finalmente me destruirá, assim como o câncer destrói o corpo.

Se eu entender isso claramente, não terei outra opção a não ser encontrar uma maneira de mudar a mim mesmo e me conectar com os outros. Agora, quando nos aproximamos de uma catástrofe global e porque o mundo inteiro está conectado externamente e todos dependem uns dos outros, somos simplesmente obrigados a fazer isso.

a Cabalá se revela, dizendo: “Existe tal força na natureza. Essa é a mesma força que criou seu egoísmo e continua influenciando-o. Ela pode afetar seu ego e fazer tal inversão instantaneamente. Se você entender que precisa estar interconectado com os outros por meio de boas conexões, essa força fará todo o trabalho por você. Como? Aqui está uma metodologia para você”.

Então seremos realmente capazes de mudar a natureza do homem. Não nós mesmos ou quaisquer ditaduras políticas, mas a força que invocamos. Vemos isso no exemplo dos Cabalistas que colocam isso em prática há muitas gerações.

Hoje estamos nos aproximando de um estado onde isso pode ser feito por toda a humanidade. E nisso reside o nosso futuro brilhante.

De KabTV, “Close-Up. Gene do Altruísmo”, 19/09/10