“Os Rios No Céu Estão Inundando A Terra?” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Os Rios No Céu Estão Inundando A Terra?

“Quando as temperaturas na Antártida subiram para 38 graus Celsius acima do normal – cerca de 70 graus Fahrenheit – em março, uma plataforma de gelo oscilante do tamanho de Los Angeles entrou em colapso”, escreveu a CNN. “O calor invadiu o que é conhecido como rio atmosférico”, continuou a história, “uma longa coluna de umidade que transporta ar quente e vapor de água dos trópicos para outras partes da Terra. … esses ‘rios no céu’ – que despejam chuva e neve quando chegam à terra – também estão causando temperaturas extremas, derretimento da superfície, desintegração do gelo marinho e grandes ondas oceânicas que estão desestabilizando as plataformas de gelo na Península Antártica.” Toda vez que ocorre um desastre, procuramos sua causa imediata. É assim que evitamos reconhecer a verdadeira causa de nossas adversidades: a natureza humana.

Não é só o clima que está se tornando inóspito. As florestas também estão desaparecendo e as pragas furiosas que estão nos dizendo: “Vocês são a ameaça! Vocês são a praga! Vocês gastaram suas boas-vindas!” Os cientistas alertam que, se não contermos o aquecimento global, perderemos nossas cidades costeiras. Acho que é muito pior do que isso: todo o nosso planeta se tornará inabitável para os humanos por nossa própria criação. A Terra parece estar enojada conosco.

Dizem-nos que isso está acontecendo porque poluímos o ar, a água e o solo, destruímos florestas, caçamos outras espécies até a extinção e extraímos da terra muito mais do que ela pode dar sem desmoronar todo o ecossistema. Essas são certamente falhas em nosso comportamento, mas há uma razão pela qual nos comportamos dessa maneira. Nosso principal crime é nossa atitude em relação ao outro.

Qualquer mal que façamos à Terra, fazemos dez vezes pior uns aos outros. O mal que infligimos à Terra é parte de nossos esforços para infligir mal a outras pessoas e nações; é outra faceta da nossa batalha uns contra os outros. Se pararmos de lutar uns contra os outros, também pararemos de destruir nossa casa comum, e a natureza se recuperará e se tornará amiga de nós mais uma vez.

É verdade que não é fácil parar de lutar entre si quando a desconfiança e a hostilidade reinam supremas. De nações a indivíduos, a agressão e a intimidação dominam e, de fato, definem nossos relacionamentos. No entanto, como a Terra já está nos expulsando, não temos outra escolha a não ser mudar, se quisermos sobreviver.

É um processo de aprendizado, mas deve começar com o reconhecimento de que nosso problema não é queimar muitos combustíveis fósseis, comer muita carne ou sujar o solo e a água com plásticos. Nosso problema é que estamos fazendo todos esses danos para ferir e destruir os outros, para dominar e subjugar, para nos orgulhar e atender nossos egos.

Uma vez que reconheçamos que nossa atitude egoísta para com os outros é a raiz do nosso problema, seremos capazes de lidar com isso. Vamos aprender a superar nossos egos e trabalhar juntos. No entanto, primeiro devemos parar de nos iludir de que os rios no céu estão nos afogando. Estamos nos afogando no egoísmo, e este é o nosso verdadeiro problema.

[Legenda da foto: Imagens de satélite mostram o dramático colapso de março da plataforma de gelo de Congro Onde: Antártica Quando: 29 de março de 2022 Crédito: Observatório da Terra da NASA.