Ódio Infundado

290Antes que o povo de Israel comece qualquer tipo de reaproximação entre si, eles precisam perceber a razão e explorar quais forças os estão dividindo.

Baal HaSulam escreve sobre o egoísmo estreito baseado no ódio e no uso desavergonhado do próximo. É um egoísmo estreito que não considera nada e quer usar todos apenas para seu próprio bem, que é nossa qualidade nacional e nos impede de nos unir.

Pergunta: Por que esse ódio é chamado de infundado?

Resposta: Porque não tem justificativa. O fato da natureza encorajar você a usar seu próximo é compreensível. Mas por que você age dessa forma? Claro, você não está agindo sem uma razão. Você sempre pode dizer: “Eu me senti assim”.

Pergunta: Então o ódio infundado existe apenas entre os judeus ou entre todas as nações também?

Resposta: Apenas entre os judeus.

Comentário: Mas vemos como as pessoas de outras nações se destroem com tanto ódio.

Minha Resposta: Não importa. Deixe-as se devorarem se quiserem, mas ainda há uma razão para isso. E conosco vem de cima. A razão de nossa rejeição mútua está acima do nível da natureza humana inanimada, vegetativa, animada e egoísta. O próprio Criador, a própria natureza, desperta em nós o ódio para que nos elevemos acima dele.

Quando não virmos nenhuma possibilidade de existir com nosso enorme egoísmo, ódio mútuo e rejeição, nos elevaremos acima deles.

Pergunta: É como um jogo?

Resposta: Claro, isso é um jogo, para se elevar acima de si mesmo.

De KabTV,Estados Espirituais”, 26/04/22