O Que A Mídia De Massa Nos Ensina

272Pergunta: O limite de idade para responder por crimes está diminuindo gradualmente. Em alguns países, os adolescentes são responsáveis desde os 12 anos de idade. Mas vemos que, apesar de esta bairreira estar constantemente baixando, nada ajuda. A criminalidade está crescendo particularmente entre os adolescentes.

Por que isso está acontecendo? Do ponto de vista da Cabalá, uma pessoa com 14 anos já é uma pessoa realizada? É possível mudar alguma coisa?

Resposta: E quanto aos 40 anos? Isso não é uma pessoa pronta? Tudo depende da formação da pessoa. Se uma pessoa é criada na África, na natureza, em seu clã entre adultos, aos nove ou 10 anos ela já é um homem adulto. Ela entende como os outros agem, todos os seus estados, todas as suas relações, e se comporta da mesma forma que eles neste mundo, o que é natural para ela.

Se em nosso mundo tanto uma criança quanto um adulto aprendem relações e ações completamente artificiais da tela da televisão e circunstâncias e condições irreais são mostradas a eles, eles não sabem em que tipo de mundo estão. Eles saem e repetem as mesmas cenas que viram na televisão. Como resultado, mesmo aos 20, 30 e 40 anos, é tudo igual.

Eu olho para as pessoas nas ruas, elas tocam o que ouvem no rádio, veem na televisão. Apenas repetem o que a mídia lhes dá. É possível chamar essas pessoas de adultos responsáveis por suas ações? Não!

Você pode conversar com elas e ver o quanto elas vivem automaticamente porque é assim que todos vivem. Elas nem pensam nisso. Não lhes foi dito que é possível viver de outra forma.

Tudo depende da educação de uma pessoa, da medida de sua independência e consciência do que está fazendo.

Nossa educação atual visa ensinar uma pessoa a ficar na tela da TV e aprender apenas com ela como agir, falar, pensar e assim por diante. E o que podemos exigir dela? Exatamente o que damos a ela.

De KabTV, “Close-Up. Fora da Lei”, 19/12/10

Comente